VISAM inicia vacinação de cães e gatos após caso de raiva felina na Vila Arens
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia nesta semana uma ampla operação de vacinação antirrábica em cães e gatos da região da Vila Arens, após a confirmação de um caso de raiva em um felino, registrada na última terça-feira (4).
Segundo o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento, todas as medidas preventivas foram adotadas imediatamente após o diagnóstico confirmado pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, referência no Estado.
“Com base no mapeamento da área e na estimativa da população de cães e gatos, planejamos a ampliação das doses de vacinas antirrábicas e o início das ações de bloqueio com postos avançados de vacinação entre quarta (12) e quinta-feira (13)”, explicou.
Além da vacinação, a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou busca ativa das pessoas que tiveram contato com o animal contaminado, encaminhando os moradores para tratamento profilático.
A VISAM mantém ainda um posto fixo de vacinação gratuito durante todo o ano, destinado a cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Tutores interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-6340 / 6350 para agendamento.
“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a raiva. Todo tutor responsável deve manter seu animal devidamente vacinado”, reforçou o coordenador.
A operação conta com apoio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e do Instituto Pasteur, reforçando a importância da prevenção e do controle da raiva animal em todo o município.
