Entrar

Teatro de fantoches leva lições de trânsito de forma divertida a alunos

Teatro de fantoches leva lições de trânsito de forma divertida a alunos

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar, promoveu um teatro de fantoches para os alunos da Emeb Judith Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova.

De maneira lúdica e interativa, as crianças aprenderam sobre respeito às leis de trânsito e à sinalização, tornando-se multiplicadoras da mensagem de um trânsito mais seguro entre familiares e amigos.

A escola foi a sexta unidade municipal a receber a atividade em 2025, reunindo quase 700 estudantes. Ao todo, mais de 2.500 crianças já participaram das apresentações neste ano. O CPTran também levou o teatro à Apae de Jundiaí, com grande adesão do público infantil.

“Ao invés de palestras formais, optamos por uma atividade lúdica, com mensagem direta e divertida para o público infantil”, explicou Juliana Maria Maia, diretora do Departamento de Educação de Trânsito da SMMT.

Entre os personagens estão Penélope, que dirige falando ao celular e é advertida por um agente de trânsito; Marcelinho, o menino que solta pipa com cerol; Vovô Antônio, que tenta atravessar a rua com sua sanfona; além de um motoboy exemplar e uma criança cadeirante. Cada história traz um ensinamento sobre segurança, empatia e responsabilidade no trânsito.

O secretário de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, destacou a importância da ação:

“Desde cedo buscamos formar cidadãos conscientes. Respeitar limites de velocidade, usar capacete, não dirigir alcoolizado e atravessar na faixa são atitudes simples que salvam vidas”, afirmou.

Criado em 2011 pelo CPTran, o projeto já soma 2.992 apresentações em 171 municípios paulistas, alcançando mais de 470 mil alunos e milhares de professores e familiares.

Posts Relacionados