IA Preditiva vs IA Generativa: Quem Vai Dominar os Próximos Anos?
Este é um tema que veio à minha cabeça nas últimas semanas. Pouca gente fala sobre as origens das IAs Generativas, estas que estão na nossa mão, como ChatGPT, Gemini, Claude e muitas outras.
Começamos a entender sobre IA Generativa com o lançamento estrondoso do ChatGPT em 2022 e, meses depois, já tínhamos essa revolução em nossos celulares.
Mas pouca gente fala das IAs Preditivas. Podemos dizer que as IAs Generativas só foram capazes de ser criadas depois de muito treinamento de dados usando os métodos das IAsPreditivas.
Aqui vai uma explicação simples sobre as duas:
A IA Preditiva usa dados históricos para prever o que vai acontecer. É usada para antecipar comportamentos, riscos, tendências ou resultados com base em padrões. Ex: previsão de demanda de vendas, risco de inadimplência, diagnóstico médico baseado em exames passados.
A IA Generativa cria algo novo com base em padrões aprendidos. Vai além da previsão, ela produz textos, imagens, códigos, músicas e muito mais. Ex: ChatGPT gerando uma resposta, Midjourney criando uma imagem, IA criando contratos automaticamente, IA escutando e preenchendo automaticamente o prontuário médico do paciente.
A IA Generativa usou técnicas preditivas complexas, especialmente durante o treinamento e criação de seus catálogos de respostas “tokens”. Ou seja, sem as técnicas da IA Preditiva, a Generativa não existiria.
Acredito que em um futuro próximo, usaremos as duas técnicas sem ao menos saber a diferença entre elas: a Preditiva prevendo comportamentos e a Generativa criando conteúdos.
Ex: Uma IA que prevê um problema em uma fábrica (preditiva) e gera automaticamente um plano de ação ou ordem de serviço para o técnico (generativa).
