Entrar

Vila de Oportunidades é inaugurada nesta quinta-feira (11)

Vila de Oportunidades é inaugurada nesta quinta-feira (11)

A Prefeitura de Jundiaí inaugura nesta quinta-feira (11), às 18h, a Vila de Oportunidades, no Complexo Fepasa. O novo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social reúne, em um único espaço, ações de geração de renda, qualificação profissional, segurança alimentar e inclusão produtiva. O local também marca o início da fase experimental da moeda social Japi, que será utilizada nas atividades do complexo.

A Vila integra serviços destinados a promover autonomia e ampliar direitos da população acompanhada pela rede socioassistencial. Entre eles está o Banho e Tosa Social, incubadora socioprodutiva voltada a pessoas atendidas pelo Centro POP, Casa de Passagem e abrigos, oferecendo formação prática em cuidados de animais.

Outro destaque é o Espaço de Beleza, que funcionará como incubadora de trabalho e renda para pessoas indicadas pelos CRAS e CREAS, com formação profissional, prática supervisionada e apoio psicossocial.

O equipamento também abriga o Empório Social, com a venda de produtos feitos pelos usuários da rede socioassistencial, fortalecendo inclusão produtiva e geração de renda.

Para ampliar o acesso ao trabalho, a Agência Social fará a intermediação entre beneficiários do SUAS e empresas contratadas pela Prefeitura, garantindo que parte das vagas seja destinada ao público acompanhado pelos serviços sociais.

Na área da segurança alimentar, a Vila contará, a partir do segundo semestre de 2026, com dois novos espaços: a Comedoria, oferecendo refeições congeladas prontas, e a Cozinha da Gente, responsável por produzir refeições do Programa Alimenta Brasil para idosos beneficiários do BPC em extrema pobreza.

A inauguração marca ainda a retomada do Banco de Alimentos, com estrutura reorganizada para ampliar recebimento, triagem e redistribuição de alimentos, além da integração fixa da Feira do Bem, voltada prioritariamente a idosos beneficiários do BPC, que poderão adquirir alimentos utilizando a moeda social.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, o novo equipamento simboliza um avanço nas políticas de proteção social. “Aqui unimos qualificação, alimentação adequada, geração de renda e acesso ao trabalho formal. É um espaço que devolve dignidade e amplia as possibilidades de vida de quem mais precisa”, afirmou.

Com a Vila de Oportunidades, Jundiaí reforça seu compromisso com políticas sociais inovadoras, integradas e humanizadas.

Posts Relacionados