O Uso da IA no Comercial
Hoje ouvimos sobre IA por todos os lados, mas como a IA pode ser utilizada no dia a dia de uma pessoa comum? Chamo de pessoa comum aquela que não tem interesse em conhecer essa “loucura” da tecnologia e das coisas novas que surgem quase todos os dias. A ideia é usar o que a IA tem de melhor e aplicar na prática no dia a dia do trabalho, estudo ou distração em casa.
Para começar, IA não tem nada de mágica ou ilusionismo; ela vem da estatística, da ciência e da computação. Começou tentando prever e preencher palavras que o usuário digitava no teclado e, com as combinações do algoritmo criado, tentava dizer qual seria a próxima palavra que você iria usar no seu texto. Como eu disse, estatística pura. Dito isso, que tal aproveitar para usá-la e turbinar seu potencial?
Vou começar pela área que mais sofreu mudanças nos últimos anos pós-pandemia: a área comercial. Hoje é quase impossível um vendedor conseguir conectar-se com um novo cliente pelas vias tradicionais, como telefone, disparo de e-mails em massa ou até uma mensagem de texto. Se você não encontrar o seu público correto e não disser o que ele espera ouvir para chamar a atenção, esqueça: ele não vai responder. Ou seja, essa ação comercial precisa ser cada vez mais customizada para um grupo ou um indivíduo.
Neste ponto, a IA nada de braçada. A dica aqui é usar o potencial de criação de textos e campanhas via IA Generativa para customizar seu contato com o futuro cliente.
Exemplo: acesse o ChatGPT ou outra IA de geração de texto (Claude, Gemini, DeepSeek etc.). Apresente-se primeiramente a essa IA e fale do seu objetivo de venda. Crie o texto (prompt) abaixo:
Prompt:
“Olá, eu sou (seu nome), sou vendedor da (nome da sua empresa), trabalho com venda do (produto ou serviço que você vende). Meu objetivo é disparar a cada 15 dias um e-mail me apresentando e ofertando meu (produto/serviço) descrito acima. Preciso que você crie 2 e-mails diferentes, em tom corporativo, com uma sequência lógica entre esses e-mails, para que surja uma empatia na conexão e venda futura do meu (produto/serviço). Este e-mail precisa ter no máximo 2 parágrafos e precisa ser baseado nos dados do meu cliente, que são:
(Cole aqui os dados públicos do seu cliente, que podem vir do próprio LinkedIn).”
Esse prompt acima pode ser melhorado a cada utilização e validação dos retornos do seu cliente.
Boas vendas!!!