Entrar

Itupeva sobe para 16ª posição no ranking nacional de desenvolvimento sustentável

Itupeva sobe para 16ª posição no ranking nacional de desenvolvimento sustentável

Itupeva está entre as 16 cidades com melhor desenvolvimento sustentável do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) 2025, divulgado recentemente. O município registrou um avanço expressivo, saindo da 54ª colocação em 2024 para a 16ª posição no ranking nacional.

A pontuação subiu de 61,07 para 63,58, consolidando Itupeva na faixa de desenvolvimento sustentável alto. O índice avalia os 5.570 municípios brasileiros com base em 100 indicadores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abrangendo áreas como educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura, economia e redução das desigualdades.

Itupeva é a cidade mais bem classificada da Região Metropolitana de Jundiaí no ranking, mesmo entre as signatárias do Programa Cidades Sustentáveis, que o município confirmou que irá aderir ainda este ano. O resultado reflete melhorias consistentes em diversos indicadores e o fortalecimento de políticas públicas integradas nas dimensões social, econômica e ambiental, alinhadas à Agenda 2030.

“Esse avanço mostra que nossas ações estão no caminho certo e que Itupeva está se tornando uma referência em desenvolvimento sustentável. É fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado”, afirmou o prefeito Rogério Cavalin.

O IDSC-BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e consultoria do Cebrap, com cofinanciamento da Caixa, do Ministério do Meio Ambiente e da União Europeia.

Nos próximos dias, o prefeito Cavalin assinará a Carta-Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, reforçando o compromisso com políticas integradas e inovadoras para garantir qualidade de vida, preservação ambiental e crescimento econômico equilibrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *