Jundiaí adere ao Sistema Estadual de Trânsito e reforça compromisso com segurança viária
Jundiaí agora faz parte do Sistema Estadual de Trânsito de São Paulo (Sistran-SP), após assinatura do termo de adesão realizada nesta semana pelo prefeito Gustavo Martinelli. A integração fortalece o alinhamento do município às boas práticas do Plano de Segurança Viária do Estado (PSV-SP), que tem como meta reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.
O PSV-SP prevê ações em diferentes frentes — mobilidade, educação e fiscalização — para salvar cerca de 19 mil vidas no período, além de reduzir prejuízos socioeconômicos que ultrapassaram R$ 12 bilhões em 2024, segundo o Detran-SP.
A adesão é resultado de um diagnóstico técnico sobre as condições do trânsito local, considerando infraestrutura, operações, educação e gestão. Com Jundiaí, o Sistran-SP soma 509 municípios integrados.
Para o coordenador do Sistran-SP, Frederico Arantes, a participação da cidade fortalece o movimento estadual pela prevenção de acidentes.
“O município de Jundiaí tem sido um importante parceiro do Detran-SP em campanhas educativas e de fiscalização. Seu alinhamento ao Sistran-SP ampliará a capacidade de enfrentar a epidemia de mortes e lesões no trânsito.”
