Outubro Rosa: Ação de prevenção em Jundiaí deve atender 250 mulheres com exames de Papanicolau
Dentro da programação do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde realizou, no último sábado (4), uma grande ação de rastreio do câncer de colo de útero nas UBSs Fazenda Grande e Retiro. A iniciativa, voltada a mulheres previamente agendadas, faz parte de uma série de atividades que devem atender aproximadamente 250 mulheres ao longo do mês.
O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce e ampliar o cuidado integral com a saúde feminina.
“Essa campanha é um chamado para a sociedade voltar os olhos para a população feminina, incentivando o cuidado integral. Além das 2.800 mamografias ofertadas em outubro e novembro, também realizamos o agendamento do exame Papanicolau, que identifica alterações celulares que podem evoluir para o câncer, permitindo tratamento precoce”, destacou a secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.
Durante a ação, mulheres acima de 40 anos puderam solicitar o agendamento da mamografia, caso não tivessem feito o exame no último ano. Também foram disponibilizados testes rápidos gratuitos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A programação segue até o fim de outubro e inclui outras seis Unidades Básicas de Saúde:
11/10: UBS Central e UBS Morada das Vinhas 18/10: UBS Rui Barbosa e Clínica da Família Ponte São João 25/10: UBS Maringá e UBS Jardim do Lago
O exame Papanicolau é indicado para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram atividade sexual, sendo recomendado anualmente. Caso dois exames consecutivos apresentem resultados normais, a coleta pode ser feita a cada três anos.
