Entrar

Municípios da Região Metropolitana de Jundiaí se unem em pesquisa inédita de mobilidade

Municípios da Região Metropolitana de Jundiaí se unem em pesquisa inédita de mobilidade

A Prefeitura de Jundiaí recebeu, nesta semana, representantes das cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado para oficializar o início de uma pesquisa inédita de origem e destino. O estudo, que terá início em 2026 e duração de 12 a 14 meses, buscará mapear os fluxos de transporte e deslocamento da população por meio de entrevistas presenciais e análise de dados digitais, como informações de telefonia.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Transportes de Jundiaí, José Carlos Sacramone, os resultados vão subsidiar decisões estratégicas. “A pesquisa vai orientar melhorias no trânsito, no transporte coletivo e em futuras obras viárias, além de abrir espaço para a possibilidade de integração tarifária entre ônibus municipais e intermunicipais”, explicou.

O diretor de Transporte Público, Bruno Palhari, ressaltou a força do trabalho conjunto. “A união dos municípios fortalece nossa capacidade de reivindicação junto ao Estado e à União. Esse levantamento será fundamental para pleitearmos recursos em projetos que impactam diretamente a vida da população”, afirmou.

Já o assessor especial da RMJ, Thales Delgado, destacou o protagonismo regional: “A atuação técnica e integrada das cidades acelera projetos estratégicos e amplia benefícios que vão além dos limites de Jundiaí, alcançando toda a região”.

O encontro também contou com representantes do Metrô e da Secretaria de Transportes Metropolitanos, que reforçaram a importância de alinhar políticas públicas de mobilidade entre Estado e municípios. A conclusão da pesquisa está prevista para 2027, com foco em soluções modernas, sustentáveis e integradas para toda a RMJ.

Posts Relacionados