Entrar

Jundiaí na neve: Cristian Ribera mira pódio paralímpico

Jundiaí na neve: Cristian Ribera mira pódio paralímpico

O atleta paralímpico Cristian Ribera, de 23 anos, integrante do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Prefeitura de Jundiaí, se prepara para disputar, pela terceira vez, os Jogos Paralímpicos de Inverno. A 14ª edição do evento será realizada entre 6 e 15 de março, nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo.

Confiante, Cristian buscará uma medalha para o Brasil nas provas de sprint, 10 km, revezamento e 20 km. O momento da carreira é positivo: ele encerrou a temporada 2024/2025 dos Mundiais de esqui cross-country como campeão geral, conquistando o Globo de Cristal, principal troféu da modalidade.

Integrante do Time São Paulo e da delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro, Cristian realiza treinos de atletismo em cadeira de rodas quando está em Jundiaí. Desde o dia 19 de janeiro, porém, passou a focar exclusivamente na preparação para as provas de neve.

Além da competição, o atleta também acompanhará os Jogos Olímpicos de Inverno, que terão a participação de sua irmã, Eduarda Ribera. “Conversamos bastante sobre os treinos e até trocamos memes. Ela está muito bem preparada”, contou. Cristian também terá a companhia do irmão e treinador, Fabio Westemaier Ribera, durante a preparação na Europa.

O sprint, sua principal prova, será disputado em três fases: classificatória, semifinal e final. Segundo o atleta, o nível da competição será elevado. “China, Rússia, Itália, Ucrânia, Cazaquistão e Brasil chegam muito fortes. As últimas temporadas têm sido extremamente equilibradas”, avaliou.

Aluno do PEAMA desde a infância, Cristian fez questão de destacar o papel do programa em sua trajetória. “Minha família sempre me ensinou a ser um vencedor, mas foi no PEAMA que meu amor pelo esporte começou e segue vivo”, afirmou.

A diretora do Departamento de Esporte Adaptado da Secretaria de Esporte e Lazer, Vanessa Patrícia Rancolletta do Nascimento, destacou a dedicação do atleta. “Cristian é exemplo de determinação e merece cada conquista. Toda a equipe do PEAMA está na torcida para que ele represente o Brasil com excelência”, concluiu.

Posts Relacionados