Prefeitura alerta MEIs sobre golpe envolvendo falso cancelamento de CNPJ
A Prefeitura de Jundiaí alerta microempreendedores individuais (MEIs) sobre mensagens falsas que vêm sendo enviadas por SMS e WhatsApp, informando um suposto cancelamento do CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A informação é falsa e configura tentativa de golpe.
De acordo com os órgãos oficiais, cobranças e comunicados governamentais não são feitos por SMS ou WhatsApp, e débitos junto à Prefeitura de Jundiaí ou à Receita Federal não resultam no cancelamento automático do CNPJ. As mensagens fraudulentas têm como objetivo roubar dados pessoais e induzir o pagamento de boletos falsos.
A orientação é para que os empreendedores ignorem esse tipo de contato, não cliquem em links e não realizem pagamentos fora dos canais oficiais. Em caso de dúvida, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Bruna Lazarini, destaca que o Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no piso G3 do Maxi Shopping, está disponível para orientar os MEIs e verificar situações suspeitas. Segundo ela, a equipe está preparada para ajudar e evitar que golpes prejudiquem os negócios locais.
Os canais corretos para consulta e regularização da situação do MEI são o Portal Espaço Jundiaí Empreendedora, na aba MEI e Benefícios, o Portal do Empreendedor e o aplicativo MEI (App MEI).
A empreendedora Ana Mara Ferreira, proprietária da empresa Algodão Macio Pijamas, reforça a importância de atenção constante. Ela ressalta que muitas mensagens parecem oficiais e que sempre verifica informações em fontes seguras antes de clicar em links ou efetuar qualquer pagamento, como forma de evitar prejuízos.
