Outubro Rosa: Jundiaí amplia exames e oferece 2.800 mamografias gratuitas
A Prefeitura de Jundiaí deu início à programação do Outubro Rosa com uma série de ações voltadas à prevenção e ao combate ao câncer de mama, além do incentivo ao autocuidado e à saúde da mulher. Entre as iniciativas, estão atividades nas UBSs, Clínicas da Família, terminais de ônibus, outros serviços municipais e uma caminhada no Parque da Cidade, marcada para o dia 19 de outubro.
Ao longo de outubro e novembro, serão disponibilizadas 2.800 mamografias. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais afeta e mata mulheres no Brasil, com estimativa de 73,6 mil novos casos por ano no triênio 2023–2025.
A secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, reforça a importância do diagnóstico precoce: “Se identificada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Queremos estimular as mulheres a procurarem cuidados em saúde e adotarem hábitos que podem salvar vidas.”
Como agendar a mamografia
O exame é destinado a mulheres de 40 a 49 anos que realizaram o último há mais de um ano, e de 50 a 74 anos que fizeram há mais de dois anos. Para agendar, basta procurar a UBS ou Clínica da Família de referência.
De acordo com a diretora do Departamento de Regulação da Saúde, Suellen Melo, Jundiaí já realiza em média 2.300 mamografias por mês sem fila de espera. “Até novembro, vamos ampliar em mais de 1.000 exames, com 500 a mais por mês, garantindo diagnóstico precoce e prevenção”, afirma.
Outras ações
Papanicolau: UBSs estarão abertas aos sábados, das 9h às 14h, em datas e unidades específicas (4, 11, 18 e 25 de outubro), com exames previamente agendados. No mesmo horário, também serão realizados testes rápidos de ISTs e agendamentos de mamografia por livre demanda. Terminais de ônibus: entre 1 e 22 de outubro, das 16h às 20h, haverá orientações de saúde, aferição de pressão e vacinação contra HPV para jovens de 9 a 19 anos nos terminais Eloy Chaves, Hortolândia, Colônia e Vila Arens.
