Jundiaí receberá novo aparelho de radioterapia para o Hospital São Vicente
O prefeito Gustavo Martinelli participou da inauguração da versão mais avançada do Halcyon, acelerador linear para tratamento de câncer fabricado pela Varian Medical Systems, do grupo Siemens Healthineers. O equipamento será destinado ao Hospital São Vicente de Paulo e promete reduzir de 30 para até 9 o número de sessões de radioterapia, trazendo mais agilidade e qualidade no tratamento oncológico.
O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Varian, em Jundiaí, reunindo especialistas em saúde do Brasil e da América do Sul. Segundo o CEO da Varian para a América Latina, Humberto Izidoro, o Halcyon pode tratar o dobro de pacientes em comparação às máquinas convencionais, com exemplos de sucesso já registrados em outros países.
A previsão é que o novo aparelho comece a operar no início de 2026, substituindo o atual acelerador linear do hospital, em uso há quase 20 anos. A secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, destacou que Jundiaí será o terceiro município do Estado a contar com essa tecnologia.
O físico do Hospital São Vicente, Flávio Luis Longo Vermíglio, reforçou que a novidade permitirá ampliar o número de atendimentos mensais, atendendo à crescente demanda da população.
O prefeito comemorou a conquista: “Essa tecnologia moderna é mais uma grande vitória para a saúde, qualificando ainda mais o atendimento oncológico em nossa cidade”.