Brasil é o 3º país que mais usa o ChatGPT no mundo, revela estudo da OpenAI
O Brasil está entre os três países que mais utilizam o ChatGPT semanalmente, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. O dado integra o primeiro estudo dedicado ao país, divulgado nesta terça-feira (12) pela OpenAI, criadora da tecnologia.
De acordo com a empresa, globalmente são enviados mais de 2 bilhões de comandos diários na plataforma. No Brasil, o volume chega a 140 milhões de mensagens por dia. Entre os estados com maior uso estão São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina, seguidos por Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco.
O ChatGPT conta hoje com cerca de 700 milhões de usuários semanais e 5 milhões de usuários corporativos. No Brasil, os principais usos são:
- ✍️ Redação e comunicação (20% das mensagens enviadas)
- 📔 Aprendizado e capacitação (15%)
- 👩💻 Programação, ciência de dados e matemática
O levantamento aponta que 27% dos usuários brasileiros têm entre 18 e 24 anos e 33% entre 25 e 34 anos, evidenciando o forte uso por estudantes e profissionais em início de carreira — considerados pela OpenAI como “nativos da IA”.
O país também possui o maior conjunto de talentos em inteligência artificial da América Latina, é o segundo no mundo em número de desenvolvedores que usam a API da OpenAI e está entre os cinco primeiros no ranking global de disseminação de habilidades em IA.
A divulgação ocorre menos de uma semana após o lançamento do GPT-5, nova geração do modelo de linguagem. A OpenAI afirma que o sistema está mais natural nas conversas, reconhece melhor suas limitações e apresenta avanços em programação, sendo mais sutil e preciso que a versão anterior, o GPT-4o.
