Festa da Uva terá segurança reforçada com reconhecimento facial
A Prefeitura de Jundiaí vai reforçar a segurança da 41ª Festa da Uva com a instalação de câmeras de reconhecimento facial no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. A medida será adotada durante todo o evento, que tem abertura oficial nesta quinta-feira (15), a partir das 18h.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) e tem como objetivo identificar comportamentos suspeitos e pessoas com mandados de prisão em aberto, ampliando a proteção dos visitantes. A tecnologia já é utilizada em outros pontos da cidade desde o ano passado e opera integrada à base de dados do programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, o sistema atua como um importante integrador de informações. “A Festa da Uva é um evento de grande porte, que recebe milhares de pessoas. Com essa ferramenta, conseguimos ampliar ainda mais a segurança do público”, afirmou.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou o papel da tecnologia no fortalecimento das ações preventivas. “Jundiaí avança com planejamento, inovação e responsabilidade. O reconhecimento facial, implantado no segundo semestre de 2025, reforça o trabalho da Guarda Municipal e contribui diretamente para a segurança das pessoas durante a Festa da Uva”, ressaltou.
A Festa da Uva 2026 acontece ao longo de quatro finais de semana, com entrada solidária. O público poderá participar nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de janeiro e 1º, 6, 7 e 8 de fevereiro. Às sextas-feiras, o evento ocorre das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.
