Entrar

Hospital São Vicente alerta para risco de intoxicação por metanol após caso confirmado em Jundiaí

Hospital São Vicente alerta para risco de intoxicação por metanol após caso confirmado em Jundiaí

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) emitiu um alerta sobre o risco de intoxicação por metanol após a confirmação de um caso em Jundiaí, nesta sexta-feira (3), conforme o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) de Campinas. O caso foi registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

O Brasil já soma 60 notificações suspeitas de intoxicação por bebidas adulteradas, sendo 11 confirmadas no estado de São Paulo. O metanol, substância incolor e altamente tóxica, pode ser confundido com o álcool comum, tornando sua detecção difícil a olho nu.

“O foco está nas bebidas destiladas, especialmente as incolores, que podem parecer inofensivas, mas podem estar contaminadas. Os sintomas vão desde tontura, confusão mental e dor abdominal até convulsões e alterações visuais. Eles podem surgir até seis horas após o consumo”, explica o médico Frederico Michelino, do HSV.

O hospital já implementou protocolos específicos de atendimento, com triagem rápida, exames laboratoriais e intervenções imediatas, seguindo diretrizes da Secretaria Estadual e Municipal da Saúde.

A orientação é buscar atendimento médico urgente diante de qualquer sintoma após o consumo de bebidas alcoólicas. “Evite compartilhar ou aceitar bebidas de origem desconhecida. Informar o que foi ingerido ajuda a equipe médica a definir o tratamento adequado”, alerta o médico.

Posts Relacionados