Entrar

Setembro Amarelo: Jundiaí promove ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Jundiaí promove ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio

Setembro chegou e, com ele, a maior campanha mundial de conscientização sobre prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. Em Jundiaí, diversas ações serão realizadas ao longo do mês, reforçando a importância da valorização da vida e do cuidado com a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida por ano em todo o mundo. Em Jundiaí, foram registradas 12 ocorrências em 2025 e 28 em 2024. A média dos últimos cinco anos aponta uma taxa de mortalidade de 6,08 por 100 mil habitantes, semelhante à de cidades de porte similar.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Alexandre Moreno Sandri, o fenômeno é complexo e multicausal, mas pode ser prevenido. “É fundamental trazer luz ao tema, falar das necessidades e construir, de maneira intersetorial, ações de cuidado”, destacou.

O município conta com um Plano Municipal de Prevenção à Automutilação e ao Suicídio, estruturado em três eixos: vigilância e informação, prevenção e promoção da saúde, e gestão. A cidade também mantém um Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento e oferece suporte pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com unidades básicas de saúde, quatro CAPS e atendimento hospitalar quando necessário.

Programação de setembro

24/09 – Capacitação intersetorial “Prevenção ao Suicídio de Setembro a Setembro”, das 8h às 17h, no auditório da Unip. 25/09 – Sarau Cultural de Valorização da Vida, a partir das 13h, no Espaço Expressa. Publicação da 4ª edição do Boletim Epidemiológico: Suicídio e Lesões Autoprovocadas no Município de Jundiaí – Precisamos falar sobre isso.

Posts Relacionados