Entrar

Prefeitura de Jundiaí reúne municípios para avançar no planejamento habitacional

Prefeitura de Jundiaí reúne municípios para avançar no planejamento habitacional

Nesta semana, o auditório do Paço Municipal de Jundiaí recebeu técnicos das prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para o treinamento do Sistema de Informações Metropolitanas e Municipais – módulo Habitação e Assentamentos Precários (SIMM/HAB). A capacitação foi conduzida por especialistas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, com a presença de representantes da CDHU.

O encontro apresentou a ferramenta geocolaborativa que permite identificar e qualificar assentamentos precários e irregulares, auxiliando os municípios na definição de prioridades locais e regionais para políticas habitacionais. A RMJ é a primeira região do Estado a aderir 100% ao sistema.

Representando o prefeito Gustavo Martinelli, presidente da RMJ, o assessor especial da Aglomeração Urbana de Jundiaí, Thales Delgado, destacou:

“Esse é um sistema que vai contribuir não apenas para Jundiaí, mas para todos os municípios da nossa região. Quero agradecer a todos os técnicos e representantes do Estado que vieram conduzir esse trabalho. Tenho certeza de que será um dia muito produtivo.”

O treinamento contou ainda com representantes do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), Márcio Aurélio de Almeida Quedinho e Aline Cristina Gomes da Costa, responsáveis pela coordenação da atividade. Márcio explicou que a plataforma chega agora mais completa, permitindo que os municípios atualizem seus dados habitacionais sem depender apenas do censo.

A equipe da CDHU, formada por Juliana Cipoletta Zagatti, Mariana de Sylos Rudge e Lucas Pereira da Silva, apresentou um estudo de caso da Baixada Santista para demonstrar o potencial do SIMM/HAB. Mariana reforçou que os dados coletados são fundamentais para o planejamento urbano:

“Nosso grande desafio é diagnosticar os assentamentos, entender os problemas e definir os tipos de intervenção necessários. Essa ferramenta nos dá uma base sólida de informações para planos e ações efetivas.”

Segundo Rafael Negrin Moreira, gerente de Projetos Públicos da Secretaria Municipal de Habitação Social (SMHAB), a ferramenta possibilitará identificar, na prática, as necessidades de urbanização de cada núcleo informal:

“Com os dados, conseguiremos priorizar projetos e parcerias com os governos Estadual e Federal, direcionando recursos e ações de acordo com as necessidades de cada área.”

O sistema também classifica os assentamentos conforme a necessidade de urbanização simples, complexa ou desocupação total, permitindo diagnósticos mais precisos para políticas públicas.

A implantação do SIMM/HAB na RMJ tem apoio do Escritório Técnico Regional, fortalecendo a gestão compartilhada e o planejamento metropolitano. Ao final do encontro, foi definida uma nova data para treinamento prático, envolvendo técnicos das prefeituras da RMJ e do Escritório Técnico.

Posts Relacionados