Entrar

Jundiaí intensifica vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

Jundiaí intensifica vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), segue mobilizada para ampliar a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) entre adolescentes de 15 a 19 anos que não se imunizaram na faixa etária recomendada, entre 9 e 14 anos. Desde janeiro, apenas 210 doses foram aplicadas, o que representa 2,4% dos 8.680 jovens esperados. A meta é atingir 90% da cobertura vacinal até dezembro.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, a ação é fundamental para prevenir doenças graves. “O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo e, por ser silenciosa, muitos não sabem que estão infectados. É fundamental que os jovens que não se vacinaram procurem o imunizante”, reforçou.

A vacina está disponível gratuitamente em todas as UBSs e Clínicas da Família, durante o horário de atendimento das salas de vacinação. No sábado (27), das 10h às 18h, a dose também será aplicada durante a ação de Multivacinação no Maxi Shopping Jundiaí – Espaço Jundiaí Empreendedora (Piso G3).

Desde 2024, o Brasil adota a dose única para adolescentes de 9 a 14 anos, medida que simplifica o esquema vacinal e fortalece o compromisso nacional de eliminar o câncer de colo de útero até 2030. Pessoas imunocomprometidas, como pacientes oncológicos, transplantados, pessoas vivendo com HIV/Aids, usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos também têm direito à vacina, com esquema de três doses.

O HPV está associado a diversos tipos de câncer, como os de colo de útero, pênis, vulva, garganta e pescoço. A vacinação é segura e considerada uma das formas mais eficazes de prevenção.

Posts Relacionados