Conecte-se conosco

Inscrever-se

Campo Limpo Paulista

Síndrome gripal afeta coletores de lixo

O surto de gripe que já atingiu diversas cidades do país. Com sintomas muito parecidos com a Covid, o vírus H3N2 atingiu o Rio de Janeiro e como é transmitido através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala, se alastrou com muita rapidez. Campo Limpo Paulista já estava monitorando a nova síndrome gripal desde o início. Tanto que em meados de dezembro já alertou um aumento de 700% no atendimento do Hospital de Clínicas.

O surto afetou, inclusive, pessoas que trabalham em serviços essenciais, como hospitais e também os coletores de lixo. De acordo com a Construrban – empresa que gerencia a coleta de lixo na cidade – dos 20 funcionários, 9 estão afastados por conta da síndrome gripal. Ainda de acordo com a empresa, a coleta de lixo está afetada em alguns bairros como o Jardim Marchetti, Santo Antônio II, São José II, Estância São Paulo, Pau Arcado, Santa Maria e região da Figueira Branca. A previsão é que a situação seja normalizada até o final desta semana.

Outro fator preocupante é a Covid, que apesar dos baixos índices de infecção registrados na cidade, ainda existe e requer cuidados. Uma das maneiras de descartar corretamente os materiais usados em casa, como luvas e máscaras, é envolver o lixo em dois sacos resistentes de plástico e não deixar acumular muito lixo em uma só embalagem. Outra orientação é colocar os resíduos na porta de casa próximo do horário da coleta para que os sacos não fiquem expostos por muito tempo.

A Secretaria de Saúde orienta para evitar a população reuniões e aglomerações desnecessárias, tentando assim reduzir os índices de contágio. Os sintomas mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.

Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviam sintomas de dor e mal-estar. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.

Além disso, ao apresentar sintomas dessa gripe, o ideal é que a pessoa se isole das demais por até cinco dias e só saia de casa após a normalização da temperatura (em caso de episódios de febre). Para se prevenir, use máscara e mantenha suas mãos limpas.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades