Conecte-se conosco

Inscrever-se

Louveira

Prefeitura intensifica limpeza de rios e córregos

A Prefeitura de Louveira segue com os trabalhos de limpeza e desassoreamento dos rios e córregos que cortam o município para ampliar a vazão e reduzir os impactos das chuvas. Nesta semana, o trabalho está sendo realizado nos córregos Fetá e Faixa Azul, em trechos que ficam nos bairros Faixa Azul e Abadia.

A operação começou no dia 15 de dezembro e tem como objetivo executar medidas preventivas e monitoramento de canais hídricos que podem apresentar riscos de enchentes e alagamentos nos períodos de chuva intensa, especialmente no Verão.

Nas próximas semanas as equipes vão realizar o desassoreamento nos bairros Monterrey e Jardim Niero. A previsão é que as demandas sejam finalizadas até o fim de fevereiro.

Ações preventivas estão sendo feitas desde dezembro, com o início da Operação Verão, e percorrem locais com maior risco de alagamentos. Ao todo, já foram removidas 30 toneladas de resíduos dos rios e córregos. Receberam a prevenção, desassoreamento e limpeza, os rios/córregos;

Córrego Santo Antônio, Fazenda Santa Terezinha, extensão da Hugo Picchi; Córrego Pau-a-Pique, Estrada Pau-a-Pique; Córrego Guaimbé, toda a extensão da Miguel Bossi; Córrego Vassoural, nos bairros Vassoural e Leitão.

Para o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore, as ações preventivas serviram para amenizar as áreas atingidas pelas fortes chuvas: ‘’Sessenta por cento de todos os problemas que tínhamos no passado foram resolvidos. Ainda não chegamos a realizar nosso sonho, que é poder ajudar a todos, mas estamos no caminho’’, disse.

Os moradores podem solicitar o atendimento da Secretaria de Serviços Públicos pelo número (19) 3878-9904, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Após este horário e nos finais de semana e feriados, o contato pode ser feito pelo telefone (19) 99603-8879.

O serviço de desassoreamento prevê a retirada de resíduos que podem atrapalhar o fluxo natural de rios e córregos, gerando riscos de alagamento e enchente. O trabalho conta com a remoção de entulhos, galhos de árvores, areia e lodo, que se encontram no fundo dos rios em decorrência de ação humana ou de causas naturais.

As áreas que recebem o desassoreamento são acompanhadas pela Defesa Civil e a Secretaria de Gestão Ambiental. Com o objetivo de colaborar com o reflorestamento adequado em locais de recuperação, é realizado periodicamente o plantio de mudas de árvores típicas da região.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades