Conecte-se conosco

Inscrever-se

Jundiaí

Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte vai virar projeto de lei

O prefeito Luiz Fernando Machado reuniu-se com gestores municipais para avaliar o Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte. Após conhecer os detalhes do plano, apresentados pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, o prefeito aprovou a iniciativa e determinou a elaboração de projeto de lei para ser encaminhado à Câmara. De acordo com os técnicos, este é o primeiro plano de bairro elaborado pela Prefeitura após a aprovação do Plano Diretor, em novembro de 2019, que teve a participação da comunidade para detalhar as prioridades do planejamento urbano do Novo Horizonte e bairros do entorno localizados no Vetor Oeste da cidade.

O plano de bairro do Novo Horizonte foi elaborado a partir de inúmeras reuniões realizadas com a comunidade, em escolas e outros espaços, ao longo de 2020. Ao fim, foram tabuladas 100 sugestões e, desse total, 70 foram selecionadas como prioridades. O próximo passo é transformar o plano em um projeto de lei, que deve ser encaminhado à Câmara ainda no primeiro trimestre de 2022.

“Estamos falando de um bairro com alta densidade populacional, com distrito industrial e com média de crescimento maior do que o município, o que exige de nossa parte investimentos substanciais, a exemplo daqueles que realizamos como a abertura de uma UPA 24 horas, pavimentação da Rua 8, reformas de escolas e outros equipamentos que prestam serviços à população, entre outros que ainda estão por vir, observa Luiz Fernando. E esses investimentos continuam, sobretudo quando temos embasamento a partir de um estudo como este, que permite enxergar detalhes do bairro e necessidades, direcionando investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde, educação, arborização e em nossas políticas voltadas à criança”.

Pontos importantes do plano de bairro foram apresentados pelo gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, acompanhado da diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Barbosa Angelini. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e o da Casa Civil, Gustavo Maryssael, também participaram da reunião de trabalho. “O plano de bairro permite que busquemos melhorias importantes para a comunidade, explica Sinésio. Nas reuniões com os moradores foram apontadas necessidades como o aumento de áreas de lazer, esporte, ciclovia, além de mais árvores e melhores calçadas”.

Parimoschi observa que muitas das constatações do plano de bairro já estão previstas em investimentos futuros da Prefeitura de Jundiaí, dentro do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025. “Governamos a cidade pensando a longo prazo e sabemos dos desafios da região Oeste”, declara. “Esse planejamento inclusive leva em conta as políticas públicas para a infância, conforme preconizado pela rede Urban95, que visa repensar a estrutura urbana, considerando o ponto de vista de uma criança e seu convívio nos espaços públicos, como em seu trajeto da casa à escola”.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades