Conecte-se conosco

Inscrever-se

Campo Limpo Paulista

Operação Verão mostra bons resultados com prevenção

A equipe da Defesa Civil de Campo Limpo Paulista trabalhou durante 2021 na criação do Plancon – Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O documento é inédito no município e tem como objetivo identificar e monitorar situações e áreas de risco para deslizamentos, inundações e, além disso, estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais.

A criação deste plano, aliada a outras ações da Defesa Civil e Meio Ambiente, como criação do núcleo de voluntários nos bairros e também a criação de um comitê permanente trouxeram resultados positivos que já podem ser observados este mês, período de grandes chuvas e temporais. O monitoramento realizado para a elaboração do plano de contingência apontou que a maioria das ocorrências eram de quedas de árvores, pois a cidade conta com 80% de áreas arborizadas.

De imediato, a Secretaria de Meio Ambiente atuou na prevenção, supressão e diagnóstico das árvores. “Essa ação, sem dúvida, foi essencial para que tenhamos diminuído consideravelmente o número de ocorrências envolvendo árvores durante o período chuvoso”, diz o coordenador de Defesa Civil do município, Thiago Schiavinato Novak. Só em 2021 foram 1.200 serviços executados em árvores.

Outra ação fundamental foi a instalação de um pluviômetro automático, instalado na rua Borborema, em Botujuru, bairro considerado área de risco 4, por conta de deslizamentos de encostas, fossas irregulares, entre outros fatores. O pluviômetro consegue fazer atualização de dados exata. Uma vistoria de campo é necessária a partir da medição de milímetros de chuva em cada região da cidade.

Campo Limpo também tem o selo da Organização das Nações Unidas (ONU) de cidade resiliente. Isso quer dizer que a cidade tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos, por meio da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais.

A equipe passou também por treinamentos no Instituto de Pesquisa Tecnológica, Defesa Civil do Estado de São Paulo e com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades