Conecte-se conosco

Inscrever-se

Jundiaí

Jundiaí possui 65 mil árvores e capacidade para mais 52 mil

Jundiaí possui 65 mil árvores e tem espaços prontos ou com possibilidade para receber mais 52,5 mil em seus viários. É o que aponta o Plano de Arborização Urbana de Jundiaí, apresentado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos durante o Seminário Regional de Arborização Urbana, ocorrido na terça-feira (30) na DAE Jundiaí e organizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. As 65 mil árvores de Jundiaí estão em áreas de ruas e avenidas, não incluindo as de grandes áreas verdes como Serra do Japi, parques e bosques.

O Plano de Arborização Urbana foi desenvolvido por seis técnicos que atuam no Departamento de Parques, Jardins e Praças e em espaços como Unidam e Jardim Botânico. Entre eles, o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, responsável pela apresentação do plano.

“O desenvolvimento de uma cidade precisa levar em conta o investimento e a ampliação do plantio de árvores, e isso tem sido um diferencial de Jundiaí, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. Com mais árvores, estamos falando de espaços urbanos com mais qualidade de vida, com um clima mais ameno e outros ganhos ambientais, sem falar de beleza”.

Dos 52,5 mil espaços que podem receber novas árvores, apontados pelo Plano de Arborização Urbana de Jundiaí, 22,5 mil já se encontram prontos e os demais 30 mil necessitam de algumas adaptações para o plantio. Durante o verão 2021/2022, o objetivo do Departamento de Parques, Jardins e Praças é plantar 3.940 árvores

Em sua apresentação, Rudislei destacou que foram plantadas 1,8 mil árvores de fevereiro a setembro deste ano e com recursos da própria Prefeitura. “Entendemos que o plantio deveria começar antes de o plano ficar pronto”, destaca. “Com o plano, queremos elevar a arborização urbana ao mesmo patamar de outros serviços públicos considerados essenciais”. Do total de 65 mil árvores na cidade, o plano revelou que 40% delas possuem alguma inadequação, como idade avançada. Atualmente, técnicos da Prefeitura de Jundiaí contam com um APP que permite agilizar a confecção de laudos de vistoria em árvores, justamente para saber de suas situações.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades