HomeCidadesJundiaíGuarda Municipal de Jundiaí completou 72 anos

Guarda Municipal de Jundiaí completou 72 anos

Publicado em

spot_img

A Guarda Municipal de Jundiaí completa na quarta passada(24) 72 anos. Criada em 24 de novembro de 1949, A GMJ teve como patrono o vereador Lázaro de Almeida durante a gestão do prefeito Vasco Antônio Venchiarutti no final dos anos 40 e início de 50.

O prefeito Luiz Fernando Machado enfatiza que Jundiaí tem uma das Guardas Municipais mais bem preparadas e treinadas do estado. “Temos orgulho da GMJ. Vimos a corporação evoluir ao longo desses 72 anos. Temos como compromisso investir em formação, fardamentos, viaturas e, especialmente, em inteligência e isso está sendo executado perfeitamente. Jundiaí é a 6ª cidade mais segura – de acordo com dados do Atlas da Violência, 2019 – entre as de médio porte do país, graças a nossa Guarda Municipal que está 24 horas cuidando da população jundiaiense”, declarou.

Tendo que se adaptar a um novo cenário, a Guarda Municipal prestou nestes quase dois anos de pandemia apoio às diversas unidades municipais e principalmente não deixou de atender o maior patrimônio que são os munícipes. Foram quase 28 mil rondas realizadas neste ano.

De janeiro até outubro, a Guarda Municipal de Jundiaí atendeu quase 12 mil ocorrências criminais e não criminais sendo que somente o atendimento de aglomeração de pessoas em meio à pandemia foi de 1082 registros. Em atendimento a Unidade de Promoção de Saúde, a GM registrou 418 escoltas de vacinas da COVID- 19 às unidades de Saúde.

Os números vão mais longe: apoio aos fiscais de comércio, policiamento em próprios municipais e apoio a outros órgãos municipais somam 800 atendimentos até agora.

Reclamações de som alto (conhecido como pancadão) foram quase que totalmente solucionadas nos Bairros São Camilo e Jardim Tamoio, através das ações em parceria com a Polícia militar após muitas reuniões chefiadas pela Unidade de Segurança Municipal. Foram realizadas até agora 98 ações de combate ao pancadão.

De acordo com a Gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, a integração e trabalho das equipes que compõem a segurança municipal são frutos dos ótimos frutos colhidos neste período. “Desde que assumi a unidade de gestão no início do ano, passamos a ter contatos e reuniões constantes sobre as demandas da segurança no município. Fizemos a integração com as forças policiais em diversas ações de presença e de combate à criminalidade. Os esforços estão dando certo e não vão parar por aí”, explicou Carla Basson.

O comandante da GM, inspetor Benedito Marcos Moreno, destacou a dedicação e profissionalismo dos guardas neste período de pandemia. “A pandemia foi e ainda é um grande desafio para as forças de segurança pública, que não pararam um minuto de trabalhar. Nós tivemos que nos adaptar aos protocolos de segurança e ainda ter que conviver com o temor de uma possível contaminação. Orgulho-me em comandar uma guarda com profissionais tão dedicados e incumbidos com um único propósito, o de proteger nosso munícipe”, destacou Moreno.

Realizações

Em 2021, a Guarda Municipal recebeu duas novas bases comunitárias para o patrulhamento na região do Centro e Ponte São João. Foram atendidas até agora, 2900 ocorrências nessas regiões. As viaturas foram compradas através de emenda parlamentar, bem como duas motocicletas e computadores que estão sendo utilizados no setor de inteligência da informação da Unidade de Segurança.

No início deste ano, foram incorporados na GM, 23 novos guardas que passaram por um período de cinco meses de treinamento. Mais 17 estão sendo formados e estarão nas ruas a partir de janeiro deste ano.

Além disso, foi anunciada ainda a construção da nova sede do Canil da GM que está sendo construída no bairro do Medeiros com a conclusão das obras no primeiro semestre de 2022.

Outro anseio dos guardas também foi anunciado, a nova sede da GM que será na avenida 14 de dezembro. A contratação da empresa que irá fazer as obras está em fase final de licitação.

Novos cursos de capacitação para os guardas

Construção de uma plataforma interna da GM para aulas online desenvolvido graças a habilidade e dedicação de profissionais da corporação. A plataforma online CIFEAD está sendo utilizada pelos guardas seguindo as normativas da Secretaria Nacional de Segurança Pública através da matriz curricular nacional. O estágio de qualificação profissional é uma obrigatoriedade do Ministério da Justiça estabelecido em 2003

O programa Guardiã Maria da Penha completou dois anos neste ano e vem sendo uma referência na região com 265 atendimentos de medidas protetivas em andamento.

Últimas postagens

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...

Dia das Crianças no Parque da Cidade terá apresentação de teatro

Um espetáculo interativo e de surpresas é o que promete a trupe do Teatro...

Relacionadas

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...