Conecte-se conosco

Inscrever-se

Louveira

Fundo Social transforma quintal em horta para produção de legumes

Objetivo inicial era apenas aproveitar melhor os fundos do imóvel, na região do Santo Antônio, mas o projeto cresceu e ganhou mais espaço e importância

O Fundo Social de Solidariedade de Louveira transformou um espaço de jardim, no quintal da casa que abriga sua sede, em horta repleta de hortaliças, plantas medicinais, temperos e legumes orgânicos. O objetivo inicial era apenas aproveitar melhor os fundos do imóvel, localizado na região do Santo Antônio, mas o projeto cresceu e, com o tempo, foi ganhando mais espaço e importância.

As primeiras experiências foram com plantas medicinais, como erva doce e hortelã, que eram usadas para o preparo de chás para as pessoas que trabalham no Fundo Social. Em seguida, foi a vez das hortaliças, como alface, almeirão, rúcula, agrião, salsinha e cebolinha. Hoje, quatro meses depois da primeira muda, os canteiros têm plantas que são usadas como temperos na gastronomia, como o coentro, o manjericão e o alecrim, além de mandioca e legumes como abóbora, pimentão e beterraba.

Segundo a presidente do Fundo Social, Magali Steck, que idealizou a horta, a ideia acabou se fortalecendo. “Gosto muito de flores e plantas e surgiu a ideia de trazer mudas de chá. No início pensei em usar somente para os funcionários, mas o Seu Angelo teve a ideia de usar todo o espaço plantando mudas de rúcula, abobrinha, temperos. Quando os canteiros ficaram prontos, vimos que tínhamos o bastante para levar para algumas famílias assistidas pelo Fundo Social”, afirma.

Assim, seis cestas com os produtos da horta já foram doadas para famílias cadastradas junto ao Fundo Social neste mês de novembro. O conteúdo inclui diferentes tipos de alface, couve, rúcula, salsinha e cebolinha.Angelo Custodio da Cruz, funcionário que cuida dos jardins do imóvel, também ajuda na manutenção da horta do Fundo Social. Ele aprendeu jardinagem observando o trabalho de outros profissionais e, desde criança, se interessa pelo assunto. “A gente aproveitou um espaço que ninguém usava, só de grama, para criar a horta aos poucos. Ela ficou muito bonita. Nós temos muito orgulho de  produzir esses alimentos”, disse Angelo.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades