Conecte-se conosco

Inscrever-se

Geral

FAB passa a contar com 389 novos Sargentos Especialistas de Aeronáutica

A Cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos aconteceu na segunda (20), em Guaratinguetá

A Força Aérea Brasileira (FAB), desde s segunda-feira (20), passou a contar com 389 novos militares especialistas em suas fileiras. Os Terceiros-Sargentos serão distribuídos pelas Organizações Militares (OMs) de todo o Brasil, a fim de cumprirem suas missões nas mais distintas áreas de atuação, as quais se formaram pela Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), instituição que é considerada o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul.

A Cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Gripen e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) – Turma Millennium foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de demais autoridade civis, militares e familiares dos formandos.

A EEAR tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica. Ao dirigir-se aos formandos, o Comandante destacou que o dia é especial não apenas para os jovens, mas para a FAB, que recebe os novos militares.

Para o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que foi aluno da Escola de Especialistas, o momento é de alegria e sentimento de missão cumprida a cada turma que se forma na escola. “Realmente é uma honra muito grande participar desse momento, da formação desses Sargentos e fazemos de tudo aqui, para entregar os melhores profissionais para a nossa Força”, salientou.

O Sargento Especialista em Eletrônica Pedro Mendes da Silva Junior conquistou a primeira colocação no EAGS. O militar disse que esta é a concretização da felicidade por poder servir o país. “Ser o primeiro colocado do curso revela o meu amor e a dedicação à profissão. Agradeço a Deus, familiares, amigos e a Escola de Especialistas por tornar este sonho realidade”, enfatizou.

A agora Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Ingrid Kelle da Silva Vidal Silva, foi a primeira colocada da 254º turma do CFS. Para ela, ter se tornado militar e Especialistas de Aeronáutica é motivo de realização imensurável. “Tive a honra de concluir o curso como primeira colocada, algo que estava além do que eu poderia imaginar. Sou grata a Deus por ter colocado as pessoas certas no meu caminho para chegar até aqui, desde os meus familiares e amigos até os instrutores, sargenteantes e comandante”, disse ela.

Pelas conquistas, os militares receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira, concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral dos Cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Além deste, receberam também o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Recebera, ainda, a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, que destina-se a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares, classificando-se como primeiro colocado em um dos seguintes cursos: da EEAR: Curso de Formação de Sargentos; Curso ou Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos; e do Curso de Estudos Avançados para Graduados.

Os formandos das Turmas Gripen e Millennium escolheram como Patrono o Segundo-Tenente Especialista em Armamento, Eronides João da Cruz, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 99 anos, em Curitiba. O militar ingressou na FAB aos 20 anos de idade, para servir por dois anos, no Primeiro Regimento de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1942, faltando quatro meses para o fim de seu período de serviço militar, o Brasil declarou guerra ao eixo e voluntariou-se para integrar as fileiras da Força Aérea, na Itália. Já o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, que de 2018 a 2020 comandou a EEAR, foi escolhido Paraninfo das turmas.

Ao final da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma apresentação aos formandos e familiares, com manobras especiais, em homenagem a conclusão do curso e estágio.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades