HomeCidadesJundiaíEm 5 anos de existência, Hospital da Criança quadruplicou o número de...

Em 5 anos de existência, Hospital da Criança quadruplicou o número de cirurgias

Publicado em

spot_img

No dia 21 de janeiro, o Hospital da Criança do Grendacc completou cinco anos de existência e apesar das dificuldades, principalmente em tempos de pandemia, tem muito a comemorar. Nesse tempo, o número de cirurgias pediátricas – oncológicas, ortopédicas, cirurgia geral e de lábio leporino – quadruplicou. E a instituição continua trabalhando para tornar-se referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico em Jundiaí e Região.

Nesses cinco anos, o hospital também aumentou em 25% o número de atendimentos nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase em neuropediatria. Somente em 2021 foram 637 pacientes nesta especialidade.

O Hospital da Criança do Grendacc luta diariamente para conseguir continuar oferecendo um tratamento humanizado e de excelência para crianças e adolescentes. “Agradecemos a ajuda da sociedade, que sempre esteve ao nosso lado nesses 26 anos de Grendacc, com colaborações mensais ou esporádicas. Elas são de extrema importância para a nossa instituição”, frisa Isabela Bastos Cardoso, presidente do Grendacc.

A presidente salienta que essas colaborações ajudam a pagar os custos do hospital, que giram em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Os convênios e as parcerias com as prefeituras ainda não são suficientes para cobrir os custos dos tratamentos oncológicos, que são extremamente caros, por isso a ajuda a sociedade é imprescindível.

Isabela também agradece a parceria de empresas, políticos, prefeituras, colaboradores e voluntários. “Temos muito orgulho do que construímos nestes 26 anos de Grendacc e 5 anos de Hospital da Criança. Somos muito gratos a todos que nos ajudaram a chegar até aqui! Seguiremos sempre com muito profissionalismo, buscando levar cada vez mais serviços de qualidade e atendimento humanizado para as famílias da nossa região”, afirma Isabela.

Pensando em atender melhor a população, o Grendacc busca ampliar os serviços oferecidos e inovar. Desde o início do ano, o Hospital da Criança passou a realizar o exame de nasofibrolaringoscopia para adultos e crianças por meio de convênios e particular; e somente para adultos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu e Itupeva.

O Grendacc ressalta que os exames por meio do SUS não podem ser marcados diretamente no hospital, eles devem ser encaminhados pelos postos de saúde ou hospitais de cada município.

Esse procedimento é realizado pelos médicos otorrinolaringologistas Viviane Martori Pandini e Juliano de Alencar Vasconcelos, que contam com a ajuda de 10 residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Segundo Viviane, esse exame é praticamente uma extensão do exame físico. É indicado quando o paciente apresenta queixas de coriza, ronco, sangramentos recorrentes, alterações de voz que sejam persistentes, dores de cabeça e garganta e tosse crônica. Ele é feito por meio de um aparelho chamado endoscópio –  um tubo fino e flexível com uma câmera na ponta – que permite ver do nariz até a entrada da traqueia. “É um exame feito no próprio consultório, apenas com anestesia tópica local”.

Outra novidade, que foi implantada no Hospital da Criança em dezembro de 2021, é o óculos de realidade virtual. Essa ferramenta é utilizada na coleta de sangue das crianças e é uma forma de distrair os pequenos pacientes durante a punção venosa – ou mesmo na punção digital, aquele da pontinha do dedo.

Os pequenos pacientes colocam os óculos – onde são exibidos desenhos ou a simulação de uma montanha-russa – e assim ficam mais relaxados na hora da coleta, tornando o momento menos traumático. Nos cinco anos de existência do hospital, já foram realizados 145.992 exames pela equipe de enfermagem, que é treinada para atender crianças e adolescentes.

Últimas postagens

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...

Dia das Crianças no Parque da Cidade terá apresentação de teatro

Um espetáculo interativo e de surpresas é o que promete a trupe do Teatro...

Relacionadas

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...