Conecte-se conosco

Inscrever-se

Geral

Cresce o número de profissionais de Saúde afastados por Covid

Entre os profissionais afastados estão médicos, enfermeiros, agentes de saúde e auxiliares de enfermagem

Iniciando o terceiro ano de pandemia de Covid, além do aumento dos casos confirmados e H3N2 na população, um número começa a preocupar: a quantidade de profissionais de Saúde afastados por síndromes gripais.

A secretária de Saúde, Luciane A Alves da Cunha explica que a Saúde enfrenta um desafio. “Além do estresse emocional e físico que estes profissionais estão vivendo, por conta da pandemia, do trabalho exaustivo e das perdas, agora eles estão sendo contaminados com o coronavírus. Isso significa uma sobrecarga nos profissionais atuantes e um sistema de Saúde defasado”, explica.

Indispensáveis, os profissionais da saúde que atuaram no combate à Covid-19 são os grupos mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas da pandemia. São dias de rotinas exaustivas e de muito cuidado com os pacientes infectados. “O engajamento da população na adoção das medidas preventivas é a chave para o bem-estar emocional e psicológico de quem cuida. Os profissionais da linha de frente encaram desafios de saúde mental na pandemia”, completa Luciane.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, atualmente são quase 50 profissionais afastados na rede municipal de Saúde, que consiste nas Unidades de Saúde, Unidade Respiratória e Hospital Municipal Nossa Senhora. Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, agentes de saúde e auxiliares de enfermagem.

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, segue destinando todos os esforços para garantir o atendimento da população e estrutura profissional. “O principal problema é o risco de contaminação que tem gerado afastamento do trabalho, doença e morte, além de intenso sofrimento psíquico, que se expressa em transtorno de ansiedade generalizada, distúrbios do sono, medo de adoecer e de contaminar colegas e familiares”, finaliza Luciane.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades