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Assistência Social e Guarda Municipal intensificam abordagens orientativas

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Após a realização de série de abordagens conjuntas em pontos onde há concentração de pessoas em situação de rua nas noites do segundo fim de semana do ano, as equipes da Prefeitura e da Guarda Municipal de Jundiaí deram início a um novo cronograma de atividades, com horário estendido, das 9 às 21 horas, em pontos como as avenidas Nove de Julho, Antonio Frederico Ozanan e Odil Campos Saes; as ruas 23 de Maio e das Pitangueiras; e nos entornos de terminais urbanos como o vila Arens

“Além do serviço que já existe para a região central, estendemos a ação para estas outras regiões, que já contavam com as abordagens previstas, mas que agora ganham um protocolo ainda mais integrado entre as equipes. Trata-se de uma ação para a orientação e inclusão das pessoas no serviço, para que possam ser encaminhados para os cuidados necessários e, após um trabalho técnico, consigam sair da situação de rua. Nos equipamentos da rede socioassistencial são oferecidos pernoite, escuta técnica, alimentação, higiene, roupa e até mesmo o contato com a família, acesso à documentação e a ofertas de emprego. Mas primeiro precisamos que as pessoas sejam inseridas nos serviços, pois na rua não conseguem acessá-los”, explica a assessora da UGADS Renata Mangieri.

Entre os abordados, 55 eram pessoas em situação de rua, 37 eram indivíduos que utilizavam as ruas para a venda de doces ou pedido de esmolas e outros sete recusaram diálogo com as equipes. Já entre os encaminhamentos dados, 26 receberam orientações diversas e 63 foram encaminhados para equipamentos da rede socioassistencial, como Centro Pop, Casa de Passagem ou Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Além da inclusão nos serviços, com o objetivo de trabalhar o plano individual para saída das ruas, também é oferecido o recâmbio ao Município de origem, uma vez que 30 dos abordados em situação de rua encontram-se em Jundiaí há menos de seis meses e dez há menos de um mês, portanto, apenas de passagem. O recâmbio é oferecido pelos modais rodoviário e ferroviário, desde que haja aceite por parte da pessoa e haja parente ou responsável na origem por recebê-lo de volta.

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, reforça a importância da ação integrada. “A presença da GMJ junto às equipes socioassistenciais visa à orientação e à garantia de integridade física, tanto dos abordados como dos agentes envolvidos, nestas áreas onde há maior concentração de pessoas em situação de rua. É importante destacar que o Município conta com cerca de 350 bairros e que a GMJ segue com sua atuação diária por todo o território municipal, de modo que este trabalho integrado com as equipes da UGADS não geram prejuízos ao patrulhamento de rotina em outros bairros”. 

A orientação é que sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua, que a oriente a buscar o Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro) ou acione o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que passou a funcionar 24 horas e atende pelo telefone (11) 98531-0146.

Com a proposta de inclusão nos serviços, a UGADS lançou também a Campanha “Menos Esmola Mais Dignidade” para orientar a população de como a solução imediata apresentada pela oferta de esmola pode afastar os usuários do serviço e, com isso, prejudicar o seu processo de saída das ruas.

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