18.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 2 maio, 2024

Atendimento da Creche do Idoso transferido para Cidade Vicentina

spot_img

Desde janeiro, o atendimento do Centro Público de Atendimento ao Idoso (Cepai) na modalidade Centro-Dia, conhecido como Creche do Idoso, está sendo feito na sede da Cidade Vicentina Frederico Ozanam, no Parque do Colégio. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), a transferência do serviço, que funcionava na Vila Hortolândia, teve como intuito garantir a segurança dos idosos e profissionais.
Em julho de 2014, a Semads firmou convênio com a Cidade Vicentina para administrar e prestar atendimento na modalidade Centro-Dia do Cepai, que conta com 30 vagas para idosos que necessitam de acompanhamento durante o dia.
“Com o convênio, passamos a discutir a necessidade da transferência do local da prestação dos serviços para sua melhoria, de um local isolado e inseguro para um local mais protegido, bem localizado e com melhor infraestrutura de equipamentos e pessoal”, explica Rodrigo Mendes Pereira, da Semads.
Em janeiro deste ano, a Semads e a Cidade Vicentina decidiram transferir os serviços do Cepai para dentro das instalações da Cidade Vicentina. “A mudança teve o aval dos idosos atendidos e de seus familiares”, frisa o secretário.
A coordenadora do Centro-Dia, a assistente social Lilian Lourencini, reforça que a mudança foi positiva para os idosos. “Eles estavam em um local de vulnerabilidade em relação à segurança, o que os expunha a uma situação de estresse. Levamos nossa preocupação à Semads, que concordou com a mudança do serviço para a sede da Cidade Vicentina, o que trouxe muitos benefícios, pois aqui têm toda a estrutura necessária para a realização das atividades, contam com um corpo de profissionais formados por médicos, nutricionista, psicólogo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional”.
O serviço Centro-Dia funciona das 8 às 17 horas e oferece atividades recreativas, atendimento médico, administração de medicamentos, refeições e banho para idosos com dependência moderada, cujas famílias não têm condições de cuidar durante o dia. A triagem é feita pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
Entre as várias atividades estão dança, pintura, alongamento e a horta, esta última não tinha no prédio da Vila Hortolândia. Outras vantagens da mudança é que, na Cidade Vicentina, os idosos contam com atendimento médico e fisioterapeuta. “As atividades são em conjunto com os idosos atendidos no serviço de longa permanência, permitindo um intercâmbio entre eles, o que é enriquecedor”, destaca Lilian.
Frequentadora do Centro-Dia há sete anos, dona Tercília Negrini, de 82 anos, diz que gostou muito de ir para a ‘nova casa’. “Achei melhor aqui, tem mais gente, mais atividades. Gosto muito de estar aqui, sou muito bem tratada, me sinto uma princesa”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas