22.5 C
Jundiaí
segunda-feira, 29 abril, 2024

Ibobe confirma que jornal impresso é o mais confiável

spot_img

Com objetivo de saber quais os meios de comunicação preferidos pelos brasileiros, o Instituto Ibope realizou pesquisa para avaliar quais os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. O levantamento apontou o jornal impresso como o meio de comunicação campeão de confiança dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados afirmaram que confiam “sempre”, ou “muitas vezes”, nas notícias veiculadas pelos jornais impressos.
O presidente da Associação Nacional dos Jornais e Revistas (Adjori/Brasil), Miguel Gobbi, destaca que é no jornal local que o cidadão vai ler em detalhes o que hoje é importante que ele saiba. “É no jornal semanal, bissemanal ou até diário das pequenas cidades que a história é contada como deve ser, com responsabilidade e informações devidamente checadas. Por isso é que o jornal local é o grande meio do futuro”, acrescenta Gobbi.
Para o presidente da Adjori/Brasil, cabe aos jornais impressos honrarem a confiança dos leitores. “Prezando pela qualidade gráfica e principalmente editorial”, indica. A pesquisa revelou também que o jornal impresso supera rádio, televisão, revistas, mídias sociais e blogs, quando o item confiabilidade foi indagado aos entrevistados.
O presidente da Adjori Paraná, Nilton Cesar Pabis, salienta que o jornal impresso permite que as notícias cheguem de forma completa. “O que proporciona um fluxo de informação importantíssimo para o desenvolvimento do senso crítico e para caminharmos cada vez mais para uma sociedade mais democrática”, afirma Pabis.
O Ibope também questionou as pessoas sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação. De novo, os jornais impressos lideraram os resultados: 47% dos entrevistados que usam esse meio afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados nesse veículo, índice superior ao constatado entre os anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes sociais (22%) e blogs (19%).
No resultado geral – que engloba as notícias e propagandas – os jornais são campeões de confiabilidade (53%), acima do rádio (50%), da televisão (49%) e das revistas (40%). O índice mais baixo de confiança fica com a internet: só 28% dos entrevistados dizem confiar sempre ou muitas vezes nas informações veiculadas em sites. E os veículos que o brasileiro confia menos são as redes sociais (24%) e a “lanterna” fica com os blogs, com apenas 22% de confiabilidade pelo povo brasileiro.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas