Conecte-se conosco

Inscrever-se

Geral

7 em cada 10 dívidas de consumidores são pagas em até 30 dias após a negativação

Os débitos com mais de 1 ano apresentam os piores índices de pagamento, com 16,5%

Em fevereiro deste ano, o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian registrou uma melhora na jornada de crédito do consumidor brasileiro em relação a janeiro, quando o índice marcou 41,0%. A avaliação geral mostrou que 55,2% das dívidas foram ressarcidas em fevereiro em até 60 dias a partir desse mês de referência. A idade da dívida se mostrou um fator decisivo na hora de quitar as contas, pois 70,3% dos débitos adquiridos foram pagos em até 30 dias após a negativação. Por outro lado, aqueles que já ultrapassaram o período de 1 ano mostram o pior cenário, com 16,5%.

Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a instabilidade econômica no país e o consumo por necessidade ainda são realidades enfrentadas pela população na hora da prestação de contas. “O consumidor brasileiro encontra-se mais preocupado em fechar as contas básicas no fim do mês, priorizando compromissos financeiros como água, luz e gás. Além disso, mesmo com o encarecimento do crédito, as pessoas continuam quitando suas dívidas no setor bancário para seguirem tendo acesso a este recurso”.

O setor de Utilities impulsionou as recuperações, com 73,8% de dívidas liquidadas, a maior média desde junho de 2019, quando o indicador registrou o mesmo percentual. Em sequência estão os segmentos de Bancos e Cartões, bem como Varejo, com 58,1% e 48,6%, respectivamente. Os débitos adquiridos em Financeiras tiveram 41,7% de recuperação. Aqueles feitos em empresas de Serviços marcaram 28,5% e em Securitizadoras 22,2%.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades