Jundiaí inicia ação preventiva contra intoxicação por metanol em bares e comércios
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, informou que o município não registrou casos de intoxicação por metanol. Ainda assim, a Vigilância Sanitária (VISA) iniciou nesta quinta-feira (2) uma ação de fiscalização em bares, adegas e distribuidores de bebidas, como medida preventiva.
A VISA mantém contato constante com a Regional de Vigilância Sanitária do Estado para alinhar novas ações, caso sejam necessárias. Segundo as Portarias CVS 1/2024 e CVS 5/2025, bares e comércios varejistas de bebidas são considerados de baixo risco sanitário e dispensados de licenciamento. Nesses casos, a fiscalização acontece principalmente diante de denúncias ou situações que exigem inspeções.
A Prefeitura destacou que a produção e o envasamento de bebidas alcoólicas são de responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), órgão federal que garante a segurança dos produtos antes da comercialização.
Denúncias sobre suspeitas de irregularidades podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária de Jundiaí pelo telefone (11) 4589-6420.
