Bons Tempos para o Turismo de Jundiaí
Há alguns anos, pouco se falava do turismo em Jundiaí.
Entretanto a situação mudou muito.
A cidade já recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano, que se espalham – e desfrutam – de todos os cantos da cidade. E contrariando o que muitos pensavam, 70% deste fluxo vem à cidade por conta de nossas opções de lazer. Nossos restaurantes rurais, as vinícolas, os sítios produtivos, nossa gastronomia diferenciada, nossas experiências turísticas.
Para um município que há pouco tempo era visto como dormitório, oferecer 10 rotas turísticas organizadas e diversificadas, ser campeão três vezes do Prêmio Top Destinos Turísticos na Categoria Turismo Rural – e ter recebido o Prêmio Top dos Tops, como hors concours, ou seja, chegando ao nível excepcional no segmento de turismo rural, crescemos muito!
São 10 Rotas que podem ser conhecidas aqui: https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/ – eque mostram o quanto a cidade é rica e diversificada: uva, vinho, cervejas artesanais, espaço para crianças, sabores diferenciados, turismo cultural, ecoturismo, a riqueza da cultura afro e da cultura italiana, como algumas das opções que formam esse verdadeiro cardápio de opções para turistas e moradores.
E todas essas opções, somadas a uma excelente infraestrutura urbana, de acesso e turística colocaram o município no lugar mais alto da classificação também pelo Ministério do Turismo: somos um município categoria A, indutor de desenvolvimento turístico, diverso, múltiplo e bem-estruturado.
Um segmento que soma mais de 3500 empresas atuando no setor. Um segmento que soma mais de 10 mil empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos, mostrando que quase 10% da nossa população está direta ou indiretamente ligada ao turismo. Um segmento que ainda tem grande potencial de crescimento.
Que protege nosso patrimônio cultural e natural – afinal, para que ele se desenvolva, precisa destes atrativos preservados – gera empregos com baixo investimento, gera pouco (ou, se bem planejado) nenhum impacto e gera renda e qualidade de vida para a população.
O turismo continuará sendo olhado como uma das áreas econômicas com maior potencial de desenvolvimento em nossa cidade. Continuará sendo tratado como política pública e como diretriz estratégica para a Jundiaí dos próximos 30 anos – uma Jundiaí sustentável, desenvolvida e com excelência em qualidade de vida.
Aproveite o turismo de Jundiaí. Nossa é incrível e temos muito do que nos orgulhar da nossa Terra Querida Jundiaí!
