Operação contra álcool ao volante fiscaliza 774 motoristas na região de Jundiaí
Na última semana, o Detran-SP, com apoio da Polícia Militar, realizou operações contra alcoolemia na região de Jundiaí, fiscalizando 774 veículos em dois municípios. A ação registrou 12 recusas ao teste do bafômetro e duas autuações por direção sob influência de álcool. O objetivo das fiscalizações é prevenir e reduzir os sinistros de trânsito causados pela combinação entre álcool e direção.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto a recusa ao bafômetro (art. 165-A) quanto a constatação de consumo de álcool até 0,33 mg/l (art. 165) são infrações gravíssimas, com multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da CNH. Em caso de reincidência em até 12 meses, o valor dobra para R$ 5.869,40. Nos casos em que o motorista for flagrado dirigindo durante o período de suspensão, poderá ter a habilitação cassada e precisará refazer todo o processo de habilitação após dois anos.
Já índices a partir de 0,34 mg/l configuram crime de trânsito. Além da multa e do processo de suspensão da CNH, o condutor é levado à delegacia e, se condenado, pode cumprir de seis meses a três anos de prisão.
Em todo o Estado, as operações ocorreram em 29 cidades, com 19.254 veículos fiscalizados. Foram registradas 454 infrações: 439 recusas ao bafômetro, 14 autuações por direção sob efeito de álcool e um caso de crime de trânsito.