Conecte-se conosco

Inscrever-se

Atibaia

Projeto oferece formação musical a 2 mil crianças e jovens

Projeto desenvolvido pelas secretarias de Educação e Cultura da Prefeitura de Atibaia tem mais de 20 ações em andamento

Seguindo uma vocação que se expressa já no nome, a FAMA, Fanfarra Municipal de Atibaia, é a vertente mais famosa do Educando com Música e Cidadania, projeto desenvolvido pelas secretarias de Educação e Cultura da Prefeitura de Atibaia. Com mais de 20 ações em andamento, a iniciativa busca democratizar o acesso à cultura e utiliza a música como ferramenta de transformação, oferecendo formação musical a mais de 2 mil crianças e jovens do município.

Coordenado pela Associação dos Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia – APAFAMA, o projeto qualifica jovens talentos musicais da cidade, promovendo um ciclo de cultura e iniciação musical nos bairros que começa nas fanfarras mirins. Envolvendo 17 escolas municipais, essa fase inicial propicia aos alunos conhecimentos e noções elementares que procuram despertar o interesse cultural e desenvolver a disciplina.

A partir dos 10 anos, os alunos ingressam na FAMINHA. Com mais aulas teóricas e práticas, essa etapa, além de permitir que as crianças tenham contato com diversos instrumentos e identifiquem aptidões musicais, também oferece aulas de ballet clássico e dança contemporânea a estudantes interessados em aprender coreografias para compor a linha de frente das fanfarras. Os alunos que se destacam na FAMINHA passam a integrar a FAMA, fanfarra que segue o formato tradicional, com corpo coreográfico e musical, balizas, pavilhão nacional e flâmulas.

Com premiações regionais, estaduais, nacionais e internacionais, a Fanfarra Municipal de Atibaia já conquistou o título de campeã mundial pela World Association of Marching Show Bands (WAMSB), venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, a última delas em 2015, e conquistou uma medalha de ouro no Word Music Contest (WMC) na cidade de Kerkrade, sul da Holanda. Considerada uma das melhores bandas do mundo, foi reconhecida como Ponto de Cultura por seu impacto sociocultural, tendo recebido certificação do governo federal em 2019.

A mais recente apresentação da FAMA aconteceu no município paulista de Cordeirópolis, no último dia 5, quando o grupo, que atualmente conta com cerca de 130 integrantes, participou do desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade.

Cursos livres e gratuitos

Mas as aulas de música do projeto não acontecem apenas nas escolas públicas municipais. No Centro Cultural Reginaldo Ângelo (Av. Joviano Alvim 1322, Alvinópolis), sede da FAMA, são oferecidos cursos livres e gratuitos de dança, percussão, teoria musical, práticas de conjunto, coral, instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), metais (trompete, trombone, trompa, tuba, euphoniun, percussão de marcha e erudita) e madeiras (flauta e clarinete).

Informações sobre as inscrições, turmas, horários e vagas podem ser obtidas diretamente na secretaria do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, ou pelos telefones (11) 4411-1747 e (11) 9.4051-1348 (WhatsApp).

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades