A Prefeitura de Valinhos conclui nesta terça-feira, dia 1º de novembro, a 2ª turma do curso de noções básicas de defesa pessoal para mulheres que está sendo oferecido gratuitamente por meio do Projeto Guardiã Maria da Penha criado pela prefeita Capitã Lucimara para encorajar as mulheres a enfrentarem e se defenderem em situação de violência. O encerramento será na sede da Guarda Civil Municipal, onde as atividades são desenvolvidas. No próximo dia 9, quarta-feira, terá início a programação da terceira turma.
A prefeita Capitã Lucimara destacou que a próxima turma será a última deste ano, pois as atividades terminarão na segunda quinzena de dezembro. “Como são oito aulas, o final da terceira turma será no final de dezembro, e uma nova turma só será formada no ano que vem. Porém as interessadas terão a oportunidade de participar”, destacou a prefeita.
Segundo Capitã Lucimara, a Prefeitura está promovendo cada vez mais o encorajamento das mulheres para que elas enfrentem de cabeça erguida qualquer situação de violência, seja dentro ou fora de casa. “E queremos cada vez mais ampliar essa onda de empoderamento dentro da cidade”, disse a prefeita.
A atividade de encerramento desta terça-feira terá uma aula final sob orientação dos GCMs subinspetora Mara, faixa preta em karatê e azul em jiu-jitsu e Souza, faixa preta de taekwondo, e na sequência a entrega dos certificados de participação. Durante as oito aulas, as participantes puderam aprender noções básicas de escapar de agarrões, esganaduras, empurrões e outras agressões como forma de se defender dos agressores e pedir ajuda.
“Importante salientar que estamos promovendo noções de defesa pessoal e não a violência. Para a mulher, isso é fundamental para impedir o andamento de uma agressão e ela poder sair da situação e pedir ajuda”, explicou a GCM subinspetora Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, dentro do mês Outubro Rosa, onde está inserido o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, o tema da violência doméstica foi colocado em pauta para levar à população a cultura do respeito entre as pessoas e também de proteção, respeito e garantia dos direitos das mulheres.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, destacou que a corporação está cada vez mais preparada quando o assunto é atendimento de violência doméstica e sabe como proceder no atendimento de uma ocorrência. “Nos temas do Estágio de Qualificação Profissional em sala de aula foi inserido a Lei Maria da Penha para que todos os guardas, sem exceção, pudessem aprender e discutir a aplicabilidade dos artigos, sempre pensando primeiro na proteção da mulher”, destacou o comandante.