Conecte-se conosco

Inscrever-se

Jundiaí

Museu expõe documento de criação da “vila de Jundiahy”

Quem visitar os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão – poderá conferir logo na entrada pela rua Barão de Jundiaí uma nova instalação em forma de painel com a cópia do auto de criação da “vila de Jundiahy”.

O documento, que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, trata da elevação da então freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy à categoria de vila de Jundiahy, num dia 14 de dezembro A descoberta, feita e apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado em 2018 pelo cientista social Samuel Vidilli, no entanto, refere-se ao ano do ocorrido: 1656, e não 1655 como até então se acreditava.

No painel estão reproduzidas as primeiras páginas de um traslado (cópia) de 1767 do original, e uma tradução paleográfica, por profissional juramentado. Quem quiser conferir os documentos na íntegra pode, a partir de um QR code, verificá-los no site da Cultura.

Vidilli explica a motivação de sua pesquisa e a importância da descoberta. “Em 2018 iniciei uma pesquisa para escrever um livro sobre a cidade e, sem sair de casa, recorri ao site do Arquivo da Torre do Tombo. Com a palavra ‘Jundiaí’ não obtive resultados. Então inseri ‘Jundiahy’ no campo de pesquisa e este foi o primeiro documento a aparecer. A vila, no período imperial, é a organização política mínima e, portanto, neste dia comemora-se o aniversário, com a mudança somente quanto ao ano. O tema que envolve a divulgação desde documento é a necessidade de que todos possam acessá-lo”.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades