Conecte-se conosco

Inscrever-se

Jundiaí

Jundiaí tem nota B por reduzir emissão dos gases de efeito estufa

Jundiaí conquistou a nota B no Sistema Unificado CDP-ICLEI, plataforma que registra dados de emissões de Gases do Efeito Estufa em nível subnacional. A pontuação B identifica que o município apresentou o Inventário de Efeito Estufa, trabalho realizado em parceria com a Siemens, e que a cidade desenvolve e implementa uma série de ações visando minimizar os impactos atuais e até os potenciais decorrentes das mudanças climáticas.

O relatório tem como objetivo medir e reportar dados ambientais para a elaboração de planos de redução e adaptação climáticas nas cidades. O ICLEI (Local Governments for Sustainability) é uma rede global que conecta mais de 1.750 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano e sustentável. Ativo em mais de 100 países, a rede impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

O ciclo de reporte teve início em abril de 2021. A cidade evoluiu no relatório que teve início em 2016, na ocasião, não houve pontuação, assim como em 2017. Em 2018, 2019 e 2020 a cidade conquistou a pontuação C e, agora em 2021, evoluiu para o B.

Dentre as ações desenvolvidas pela gestão municipal, que levaram Jundiaí à nova pontuação estão o Pagamento por Serviços Ambientais e Programa Nascentes, o aumento da área verde e plantios, obras de prevenção às enchentes, Plano da Mata Atlântica em andamento e Projeto de Requalificação do Vale do Rio Jundiaí em fase de licitação. 

Além disso, em uma parceria com a empresa NB capital, estão sendo instalados duas unidades de equipamentos Clarity de medição de poluentes, uma no Terminal Central e outra na EMEB Nilse Moraes Leite, no Parque Residencial Almerinda Chaves.  Os equipamentos permanecerão instalados durante 60 dias nestes locais e depois serão deslocados para outros dois pontos por um período de mais 60 dias. O objetivo da parceria é o de testar o equipamento e o de avaliar a possibilidade de ampliar, permanentemente, o monitoramento  da qualidade do ar no Município.

Conquistar a nova pontuação é uma demonstração de que Jundiaí está em consonância com as discussões realizadas na 26ª Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima (COP26)  quanto ao papel das cidades e regiões: “Cientistas têm apontado há décadas os impactos da crise climática e hoje nós estamos vendo isso claramente. Devemos assumir compromissos para a política pública ambiental e o Inventário de Efeito Estufa é um dos exemplos de ações realizadas”, contou o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

CDP (Disclosure Insight Action) é uma instituição sem fins lucrativos, que administra o sistema de divulgação global para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades