HomeCidadesJundiaíJundiaí já tem quase mil animais microchipados

Jundiaí já tem quase mil animais microchipados

Publicado em

spot_img

Uma das principais políticas públicas de bem-estar animal em Jundiaí, a promulgação da Lei da Microchipagem completou 4 meses. Nesse período, 889 animais, entre cães e gatos, foram microchipados e cadastrados no GBEA (Gestão do Bem-Estar Animal), do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA). Ao todo, 29.343 animais já foram registrados na cidade.

“Com as informações dos cães e gatos em um banco de dados, conseguimos entender melhor a dinâmica dos animais na cidade e criar políticas públicas mais estratégicas, como os mutirões nos bairros, que serão retomados já a partir do mês que vem”, disse o gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Uma das ações estratégicas realizadas são os mutirões de microchipagem, como o que foi realizado no Jardim Fepasa, e que será retomado nas próximas semanas. Em breve, o Departamento pretende fazer um mutirão no bairro Cecap, onde também há demanda existente.

A Lei nº 9.918, de 5 de abril de 2023 e de autoria do Executivo, institui a obrigatoriedade da identificação, registro e microchipagem de cães e gatos. Os responsáveis pelos animais terão até 2 anos, a partir da publicação da Lei, para microchipar e cadastrar os bichinhos no banco de dados da Prefeitura. Já os cães que se envolveram em algum episódio de violência, como terem mordido ou ferido alguém, têm 6 meses contados a partir da publicação da Lei para o cadastro e a microchipagem dos animais. 

Algumas raças também terão a obrigatoriedade da microchipagem em até 6 meses, como pitbull, fila brasileiro, rottweiller, dogue argentino, entre outras. Ainda segundo a nova Lei, depois do período de adaptação de 2 anos, caso o responsável pelo animal se recuse a implantar o microchip, o profissional que o atendeu ficará obrigado a comunicar o fato ao DEBEA, informando o nome e o endereço completo do tutor.

O DEBEA vem recebendo muitos investimentos nos últimos meses. O Departamento terá uma nova sede, mais ampla, e que contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões e o prazo estimado para a execução da obra, que já foi iniciada, é entre 12 e 15 meses.

“A cada medida, nós estamos reforçando a política pública de bem-estar animal em Jundiaí. Além da nova sede, que vai trazer melhores condições para o atendimento aos animais e seus tutores, teremos mais serviços e reforço da equipe de veterinários. Sem esquecermos da educação sobre a guarda responsável, que também é um dos nossos compromissos de base com a causa animal”, garantiu o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

As castrações também aumentaram na cidade. Com um novo contrato pelo serviço que foi firmado, no valor de R$ 2,5 milhões em cinco anos, a previsão é que sejam realizadas 5.100 castrações por ano, aumento de 155% em relação ao contrato anterior. Até então, o recurso disponibilizado permitia a realização de aproximadamente 2.000 castrações/ano. O contrato tem vigência de 5 anos, podendo ser prorrogado por mais 5. Lembrando que todo animal, depois de castrado, também sai microchipado.

Os mutirões de castração nos bairros serão retomados no mês que vem. O primeiro está previsto para os dias 30 de setembro e 1º outubro no Caxambu, em local ainda a ser definido e com agendamento prévio que será divulgado nas próximas semanas.

Últimas postagens

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...

Dia das Crianças no Parque da Cidade terá apresentação de teatro

Um espetáculo interativo e de surpresas é o que promete a trupe do Teatro...

Relacionadas

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...