Conecte-se conosco

Inscrever-se

Jundiaí

Janeiro Roxo: Jundiaí aponta seis casos em 2021

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado no dia 30, por meio do Janeiro Roxo. A Prefeitura de Jundiaí destaca para a população a importância da conscientização da doença. Os munícipes devem se atentar aos sintomas para um diagnóstico precoce e maiores chances de tratamento em uma ampla rede de atendimento gratuitos em Jundiaí.

Uma doença infecciosa e contagiosa, apresenta manchas brancas ou avermelhadas na pele e precisa de atenção. Em 2020, houve 12 munícipes notificados e seis seguem em tratamento atualmente. No ano seguinte, 2021 apontou seis notificados e quatro seguem em tratamento, todos em Jundiaí.

O município promove ações no Janeiro Roxo para esclarecimento de mais detalhes do tema. O agendamento de consultas por meio do site da Prefeitura acontece de forma rápida e fácil: Serviços ao Cidadão > Saúde > Agendamento de Consultas Médicas.

A doença tem maiores chances de cura quando o diagnóstico é precoce, ou seja, atenção deve ser redobrada para avaliação no início da doença, para evitar a ocorrência de sequelas graves que podem gerar incapacidades físicas. “Vale lembrar que o tratamento é gratuito no município e realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento e encaminhamentos necessários”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abbas Raiza. O processo é constituído pela associação de três medicamentos, denominado poliquimioterapia.

As equipes de Atenção Básica (Clínica da Família, Nova UBS e UBSs) reafirmam a atenção para outros sintomas, como a perda de sensibilidade e formigamentos no corpo. Lembrando que, as informações dos pacientes são analisadas e, em caso de suspeita, são realizados os exames necessários. O contágio pode acontecer por meio de pacientes sem tratamento pelo aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades