HomeCidadesFranco da RochaHospital Estadual de Franco da Rocha passará a oferecer atendimento oncológico

Hospital Estadual de Franco da Rocha passará a oferecer atendimento oncológico

Publicado em

spot_img

Unidade gerenciada pelo Cejam ganha assistência oncologia, que beneficiará mais de 615 mil pessoas da região

Referência regional de saúde para atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Estadual Albano da Franca Rocha Sobrinho, gerenciado pelo Cejam – Centro de Estudos João Amorim em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, passará a oferecer tratamento oncológico à população de Franco da Rocha e região.

A unidade tem como foco situações de traumas, como acidentes, patologias de urgência e doenças crônicas que demandam cirurgias. Mas, a partir de 4 de julho, mais de 615 mil habitantes da região, que inclui, além de Franco da Rocha, os municípios de Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, poderão contar também com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferecerá acesso a tratamento oncológico de qualidade nos tipos de câncer mais prevalentes.

De acordo com Tânia Regina Guedes, diretora técnica do hospital, a implementação é um ganho imensurável para a região, que anualmente registra 800 novos casos de câncer. “O tratamento oncológico implica em muitas idas e vindas ao serviço de saúde, obrigando o paciente, que já está bastante debilitado, a se deslocar muito, tendo que pegar trânsito ou sofrer em ônibus e trens, já que a maioria dos atendimentos é realizado na capital paulista”.

A especialista explica que a cidade está localizada em uma área considerada de difícil acesso para os grandes centros, tanto para as pessoas que possuem veículos como para os que dependem de transporte público.

Inaugurado em abril de 2011, o local foi projetado como hospital geral de atenção secundária e porta referenciada, atendendo exclusivamente adultos. Atualmente, a unidade concentra 27% de todos os leitos pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região e mais de 50% dos leitos de terapia intensiva habilitados.

Projeto
Referência local no que se diz respeito a traumas, ortopedia e urgências cirúrgicas, como neurocirurgia, cirurgia geral e do aparelho digestivo, o Hospital passará a oferecer também os serviços de oncologia em coloproctologia, trato gastrointestinal, ginecologia, mastologia, urologia, neurocirurgia e oncologia clínica.

Conforme Tânia, o projeto será implantado em três fases, cada uma com duração de quatro meses. A primeira será focada em atender pacientes portadores de neoplasias malignas do aparelho digestivo, coloproctologia e sistema nervoso central. “Na segunda fase, iniciaremos o atendimento a pacientes com tumores de mama e ginecológicos, enquanto na terceira completaremos o programa com a introdução do atendimento a pacientes com neoplasias malignas do trato urinário”, detalha.

A médica estima que, em 2022, o Unacon realize 2.080 sessões de quimioterapia, 62 cirurgias oncológicas, 1.180 consultas médicas e atinja números ainda mais expressivos quando o projeto estiver totalmente implementado.

“A proposta é que, anualmente, realizemos 3 mil consultas especializadas, 650 procedimentos de cirurgia de câncer e 5.300 procedimentos de quimioterapia, conforme a Portaria nº 1.399, de 17 de dezembro de 2019, da Secretaria de Estado da Saúde”, reitera.

Para atender a este programa, o hospital disponibilizará aos pacientes um Hospital Dia onde o paciente oncológico realizará as consultas ambulatoriais e, também contará com uma área exclusiva para a infusão de quimioterápicos, atendimento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, e farmácia especializada em oncologia.

Para melhor acolhimento e atendimento, o Hospital Dia contará ainda com sala de curativos e recepção exclusiva, com acesso diferenciado para pacientes e acompanhantes. No Centro Cirúrgico, uma sala também será disponibilizada para a realização das cirurgias oncológicas, além de 10 leitos de UTI e 6 de enfermaria dedicados exclusivamente a atender à nova demanda.

Últimas postagens

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...

Dia das Crianças no Parque da Cidade terá apresentação de teatro

Um espetáculo interativo e de surpresas é o que promete a trupe do Teatro...

Relacionadas

Cães recuperados de canil irregular estão disponíveis para tutela

O Departamento de Bem-Estar Animal, ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e...

Prefeitura conclui concorrência para reforma das quadras de tênis do Bolão

A concorrência para a reforma e requalificação das quadras de tênis do Complexo Educacional,...

Festa do Dia das Crianças reúne 18 mil pessoas no Parque da Cidade

O sorriso e o brilho no olhar de cada criança que passou pelo Parque...