Conecte-se conosco

Inscrever-se

Jundiaí

Defesa Civil realiza manutenção de pluviômetros

Como parte das ações preventivas da Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil realizou ao longo da última semana procedimentos de verificação e manutenção dos pluviômetros instalados na cidade. As inspeções foram realizadas por equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Em Jundiaí há seis pluviômetros do Cemaden instalados: no Jardim Florestal, no Jardim Santa Gertrudes, no Jardim Tamoio, no Fazenda Grande, na Roseira, na vila Graff. O último, instalado na ponte sobre o rio Jundiaí, além de medir a precipitação, o equipamento conta ainda com câmera e radar sensorial, que fotografa e emite alertas sobre o nível das águas do rio. Trata-se de informação importante para o planejamento preventivo do trabalho das equipes”, explica João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil, que é vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil.

Instituída em dezembro, a Operação Chuvas de Verão norteia os trabalhos da Defesa Civil no período por conta dos elevados índices de chuvas registrados neste período do ano. Além das manutenções como as realizadas nesta semana, a Prefeitura mantém uma força tarefa composta por órgãos da administração, DAE e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), a fim de atuar em situações de emergências, como enchentes e alagamentos, além de executar planos de ação e trabalhos preventivos. A operação segue até 31 de março, podendo haver prorrogação por exigência das condições meteorológicas.

A Defesa Civil pode ser acionada pela população pelos telefones 199 ou 4586-0666. É possível ainda cadastrar gratuitamente o celular para receber alertas meteorológicos. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de sua residência. Atualmente, Jundiaí encontra-se em estado de Observação, o primeiro na escala do quadro de ação da Defesa Civil, quando o acumulado das últimas 72 horas não ultrapassa os 80 milímetros de chuva. Além dos seis equipamentos do Cemaden, há também pluviômetros da Dae que fazem o monitoramento dos índices.

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias mais vistas

Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado

Itupeva

TCE julga irregular repasse de R$ 98 milhões para o HSV em 2015

Jundiaí

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha em Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

Cultura lança o programa Pé de Ouvido

Jundiaí

Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades

Jundiaí Notícias é marca registrada. Região Metropolitana de Jundiaí abrange Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Conectar
Cadastre-se

Insira seu email para receber as novidades