20.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 1 maio, 2024

Jundiaí registra primeira morte por gripe H1N1 este ano

spot_img

Jundiaí confirmou dois casos de gripe H1N1. Os pacientes são homens e um deles, que sofria de hipertensão, morreu. Por causa desse tipo de problema, a Secretaria Estadual de Saúde vai antecipar a vacinação e imunizar 3,5 milhões de pessoas. A primeira dose será destinada a profissionais de saúde, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e idosos.

“É um paciente que tinha hipertensão, diabetes, obesidade. A gripe agravou o problema de saúde dele”, diz o secretário de saúde Luís Carlos Casarin.

Esses foram os primeiros casos confirmados da doença na cidade este ano. A Secretaria de Saúde do Estado ainda não fala em epidemia, mas afirma viver um período de surto da doença.
“A gente esperava que esses casos viessem a partir do outono. E não no verão, quando as temperaturas são altas. Então pegou desprevinido. Acredito que esses casos tenham vindo do hemisfério norte, Europa e Estados Unidos, que é uma época fria e lá está tendo surto de H1N1”, explica o pneumologista Eduardo Leme Ferreira.
Até o momento, o Estado de São Paulo registra 260 casos e 38 mortes. O Ministério da Saúde autorizou os Estados a anteciparem a vacinação. As novas doses contra gripe – que protegem também do H1N1 – devem chegar aos municípios do interior até a próxima semana.
Os médicos recomendam procurar atendimento, caso haja sintomas como febre alta, diarreia ou dificuldade para respirar.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas