28.9 C
Jundiaí
sexta-feira, 3 maio, 2024

Antunes Filho é o Destaque Cultural do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2015

spot_img

Na noite do dia 21 de março, diretor teatral será homenageado pelo conjunto e importância de sua atuação no cenário cultural paulista

Considerado um dos maiores diretores brasileiros de teatro de todos os tempos, Antunes Filho foi escolhido para ser homenageado como o Destaque Cultural do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2015. O responsável pelo Centro de Pesquisa Teatral do SESC São Paulo e por espetáculos como Macunaíma  (que resultou, mais tarde, na criação do Grupo de Teatro Macunaíma) e pelo desenvolvimento de um método de atuação que valoriza a autonomia do intérprete, receberá o troféu em cerimônia no dia 21 de março, no Theatro São Pedro, em São Paulo. O Destaque Cultural é escolhido por uma comissão especial e recebe, além do troféu criado com exclusividade para o Prêmio, uma o valor de R$ 100 mil.
Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura foi criado como uma forma de valorização e incentivo à produção cultural paulista. Além do Destaque Cultural,  conta com mais nove categorias: arte para crianças, artes visuais, cinema, circo, dança, música, teatro, territórios culturais e instituições culturais. Os finalistas foram escolhidos em função tanto de trabalhos importantes realizados ao longo de 2015, quanto por suas trajetórias no segmento artístico; os vencedores serão anunciados apenas durante a cerimônia.
Paulistano do bairro da Bela Vista, Antunes Filho dirigiu dezenas de espetáculos marcantes, tais como “Yerma”, de García Lorca (1962), “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade (1964), “A Megera Domada”, de Shakespeare (1965), “A Cozinha”, de Arnold Wesker (1968), “Peer Gynt”, de Ibsen (1971) e “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues (1973). Com a adaptação teatral da obra de Mário de Andrade, Macunaíma, o diretor alcançou projeção internacional e o espetáculo foi apresentado em cerca de 20 países.
Desde 1982, Antunes Filho coordena o Centro de Pesquisa Teatral do SESC São Paulo, onde promove, desde então, a continuidade das pesquisas estéticas do Grupo Macunaíma, criado em 1978 com o nome Grupo Pau Brasil. Ali, onde são realizadas atividades na área de formação de atores, técnicos e outros criadores cênicos, Antunes desenvolve seu método para o ator, baseado na autonomia do intérprete, no potencial expressivo do artista, e no apuro estético da técnica de interpretação. A proposta do método desenvolvido por Antunes Filho é, de acordo com o crítico de teatro Sebastião Milaré (1945-2014), “elevar o ator ao status de comediante, capacitando-o a desenvolver trabalhos em qualquer linguagem, estilo ou gênero dramático” Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Lima Barreto, Nelson Rodrigues, Thornton Wilder e Tennesse Williams são alguns dos autores já encenados em seus espetáculos.
Nas edições anteriores do Prêmio Governador do Estado para a Cultura, o Destaque Cultural foi para Paulo Bomfim (2014), Tomie Ohtake (2013), Antonio Candido (2012), Renata de Almeida (2011) e Nydia Licia (2010).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas