29.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 1 maio, 2024

Cidades da região melhoram posição no Verde Azul

spot_img

Programa premia cidades paulistas que mais fazem pelo meio ambiente e estabelece ranking das melhores

Desde 2007 o Governo do Estado mantém o Programa Município Verde Azul, como forma de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação das cidades é voluntária e o programa analisa dez ítens: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Itatiba, por exemplo subiu 19 posições no ranking do programa no ciclo 2015 e em mais um ano foi certificada com o selo ambiental criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). Com a pontuação de 85,65, Itatiba ocupa a posição de 51º – era 70º no ano anterior.
Campo Limpo Paulista conquistou 48,38 pontos, de um total de 100 estabelecidos pelo programa, alcançando a 259º posição dentre os munícipios participantes do Estado de São Paulo – a melhor posição do ranking dos últimos três anos.
Várzea Paulista avançou 467 posições no programa: 65,08 pontos, na 177ª posição. A contagem representa avanço de 109 posições em relação ao ano passado. A cidade está atualmente com 94,4% de esgoto tratado. Os índices de esgoto tratado já no ano passado foram muito importantes para a nova pontuação obtida pela cidade. “Várzea Paulista, em 2011, estava na penúltima posição”, afirma o secretário do Meio Ambiente de Várzea, João de Lima. O município está melhorando a cada ano nas questões ambientais”.
Em 2015, 410 cidades participantes apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas. Destes municípios, 111 foram certificados com o Selo Município Verde Azul. “Para Itatiba é uma conquista muito importante, ainda mais que conseguimos melhorar nossa posição no ranking dos municípios paulistas. Nossa Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura está engajada e executa diariamente diversos trabalhos que visam a melhoria desta posição”, afirma o Prefeito João Fattori.
Zé Roberto de Assis, prefeito de Campo Limpo, também comemorou a conquista. “Isso mostra que temos um trabalho sério, que dá bons resultados, e procura melhorar a qualidade de vida de nossos moradores”, diz ele.
A cidade de Novo Horizonte foi a primeira colocada no ranking ambiental do programa no ciclo 2015. Ela obteve a pontuação de 97,13, quase a totalidade dos 100 pontos máximos. Botucatu, primeira colocada no ciclo de 2014, ficou com a segunda colocação, com pontuação de 96,70, seguida pela cidade de Sertãozinho, com pontuação de 96,68, e Itapira, na quarta colocação, com 96,37. Destaque especial ficou para a cidade de Catanduva, quinta colocada, com 96,11 pontos, que alcançou a sua primeira certificação no Programa entre os primeiros colocados.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas