27.3 C
Jundiaí
domingo, 12 maio, 2024

Cegueira por glaucoma pode crescer 25% no Brasil

spot_img

Um em cada quatro brasileiros com glaucoma dependia da distribuição gratuita de colírios, que foi interrompida.

O glaucoma, maior causa de cegueira irreversível, atinge um milhão de brasileiros. O consenso dos especialistas é de que mais da metade dos portadores nem desconfia ter a doença. Ainda assim, anualmente são diagnosticados 2,4 milhões de novos casos no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a cegueira por glaucoma pode crescer 25% no Brasil. Isso porque, um em cada quatro brasileiros que têm a doença  dependia da distribuição de colírio gratuito no programa de assistência do Ministério da Saúde que foi interrompida.
O especialista ressalta que a única forma de evitar a perda da visão no glaucoma de ângulo aberto, que representa 90% dos casos da doença, é o uso contínuo de colírio. Ele explica que o glaucoma é decorrente de enfermidades que dificultam o escoamento do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular. Isso leva ao aumento da pressão intraocular que comprime o nervo óptico e causa a morte de suas células, que não se recompõem. Para interromper este processo são indicados colírios que mantêm a pressão interna do olho em nível normal, entre 10 e 21 mmHg.
O problema é que a doença não apresenta sintomas e a perda da visão só é percebida quando mais de 40% das células da camada do nervo óptico foram perdidos. Por isso, metade dos diagnosticados em campanhas não buscam pelo segundo frasco de colírio e 20% dos portadores abandonaram o uso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas