23.8 C
Jundiaí
sábado, 11 maio, 2024

Ratos são problema. Mas dá pra resolver

spot_img

Há poucos dias, fez sucesso nas redes sociais a imagem de um homem segurando um rato, capturado na Inglaterra, medindo 1 m e pesando 12 kg. O caso é raro, mas se existe um bichinho que dá trabalho o ano todo, faça frio ou calor, é o roedor. No Brasil, nos grandes centros urbanos como São Paulo existem 15 ratos para cada habitante.
Dependendo da espécie, podem viver nos esgotos, nos telhados e até mesmo nos eletrodomésticos, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar. Os mais comuns são os ratos de telhado, as ratazanas ou ratos de esgoto e os camundongos. Esses últimos, por mais bonitinhos que pareçam, assim como os grandes, são transmissores de inúmeras doenças, dentre elas a salmonelose, leptospirose, toxoplasmose e hantavirose.
Segundo Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico de uma empresa de controle de pragas, é erro achar que se pode eliminar completamente os roedores. “O que é possível fazer é entender a espécie, controlar infestações e afastar a colônia do ambiente doméstico”, afirma.
Theodoro explica que ratos são animais de hábitos noturnos e têm baixa tolerância à fome, por isso e por segurança, saem à noite à procura de alimentos. Suas habilidades físicas foram desenvolvidas para garantir sua sobrevivência – sua estrutura óssea é flexível, são ótimos nadadores, equilibram-se em fios elétricos e galhos, escalam superfícies verticais, saltam e têm olfato e paladar apurados. Além disso, memorizam e demarcam caminhos que facilitam o acesso à comida.
Para evitá-los, Theodoro recomenda esquecer as soluções caseiras. “Venenos de supermercado não evitam a proliferação desses animais. Eles desconfiam de qualquer coisa nova introduzida no ambiente doméstico. Além disso, esses produtos são perigosos à saúde das pessoas. Um rato morto na residência pode infestar o local com as pulgas que abandonam o seu corpo”, adverte. Para ele, o melhor são as iscas utilizadas pelos serviços profissionais, que eliminam as pragas com segurança e as barreiras que os impedem de entrar na casa.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas